Chamada de Hidrogênio da ANEEL atrai interesse de 95 empresas de energia elétrica

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Até o momento, essa foi a maior adesão às chamadas públicas da Agência.

ANEEL
https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/noticias/2024/chamada-de-hidrogenio-da-aneel-atrai-interesse-de-95-empresas-de-energia-eletrica

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) recebeu, até a última quinta-feira (28/3), manifestação de interesse em financiar projetos com foco em hidrogênio no setor elétrico de 93 empresas de energia elétrica e dois grupos econômicos. As manifestações foram provenientes de distribuidoras, transmissoras e geradoras de energia elétrica. Até o momento, essa foi a maior adesão às chamadas públicas da Agência e demonstra o compromisso do setor com a inovação e a sustentabilidade energética.

A Chamada Estratégica de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) n.º 23/2024 da ANEEL visa fomentar projetos que estudem a aplicação do hidrogênio, desde a produção até o uso no setor elétrico, com ênfase em fontes de baixo carbono. A participação expressiva das empresas sinaliza o interesse do mercado em viabilizar uma matriz energética mais limpa e diversificada, alinhada com os objetivos de sustentabilidade do Brasil.

As empresas interessadas seguirão um cronograma estabelecido pela ANEEL, que inclui a apresentação de propostas e a execução dos projetos selecionados. Esse processo transparente e estruturado assegura que as melhores ideias sejam exploradas e implementadas, contribuindo para o avanço tecnológico e a eficiência energética no país.