CERNE prestigia inauguração do primeiro laboratório de hidrogênio verde e combustíveis avançados no Brasil

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O projeto é uma realização da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável

O Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), representado pelo Coordenador de Relações Institucionais, Thiago Medeiros, prestigiou a inauguração do laboratório de hidrogênio verde e combustíveis avançados. O evento ocorreu na manhã da terça-feira (05/09). O projeto é resultado de uma parceria entre a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER).

Essa é a primeira planta piloto instalada no Brasil para produzir combustível sustentável de aviação (SAF, sigla em inglês para Sustainable Aviation Fuels) e tem como principal objetivo chegar a um combustível que ajude a reduzir as emissões de gases do efeito estufa no transporte aéreo brasileiro.

Segundo a pesquisadora do Laboratório de Sustentabilidade do ISI e coordenadora do projeto, Fabiola Correia, a expectativa é de que, até o próximo mês de outubro, a primeira amostra do novo combustível seja obtida. Os passos seguintes são a busca da certificação junto à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a apresentação do produto ao mercado.