CERNE participa de apresentação de Sistema de Dessalinização para a população de João Câmara

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A iniciativa contou com o apoio do CERNE durante a implementação técnica e institucional

O Diretor-Presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), Darlan Santos, participou da apresentação do sistema de dessalinização de água entregue à população das comunidades indígenas Amarelão, Serrote de São Bento e Santa Terezinha, no município de João Câmara, a autoridades nacionais.

O encontro, promovido pelo Governo do Estado, em parceria com a CPFL renováveis, recebeu o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; o senador pelo Amapá, David Alcolumbre e o governador daquele estado, Clécio Luís, que pretendem replicar a experiência de dessalinização de águas executada no RN.

O objetivo do projeto do sistema de dessalinização de água entregue ao município de João Câmara é promover o acesso à água para consumo humano e para a produção, através de um modelo que integra inovação tecnológica, fortalecimento de capacidades e gestão comunitária das águas. A planta foi projetada para atender aproximadamente 3 mil pessoas.

O projeto é uma realização da empresa CPFL Renováveis em parceria com o Governo do Estado e a empresa chinesa State Grid Brazil Holding. A iniciativa contou com o apoio do CERNE na fase de implementação técnica e institucional.

O equipamento foi inaugurado no início de 2023 e doado ao Governo do RN. Atualmente está sob a responsabilidade da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

Também estiveram presentes no evento, a Governadora do RN, Fátima Bezerra; o vice-governador Walter Alves; a senadora Zenaide Maia; os secretários de Estado Virgínia Ferreira (Segep), Paulo Varela (Semarh), Daniel Cabral (Comunicação Social), Jaime Calado (Sedec); adjuntos Ivanilson Maia (Gac), Auricélio Costa (Semarh); o diretor-presidente do Idema, Leon Aguiar; e o coordenador de desenvolvimento energético da Sedec, Hugo Fonseca. Também compareceram Jackson Santos, representando o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, além de representantes da CPFL/State Grid.