O Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) esteve presente no primeiro dia da Expo Minera Nordeste 2025, o maior evento do setor mineral da região, realizado no Centro de Convenções de Natal. A abertura oficial contou com a participação do chairman do CERNE, Jean Paul Prates, que destacou os principais desafios da mineração no Rio Grande do Norte, como a necessidade de melhorias na infraestrutura de escoamento e no uso de tecnologias mais avançadas.
“Precisamos de um aprimoramento no entendimento do que é mineração sustentável e responsável, aquela que não apenas respeita o meio ambiente, mas interage com as comunidades do Estado”, afirmou Prates durante a mesa de abertura.
Ainda no primeiro dia do evento, o presidente executivo do CERNE, Darlan Santos, participou de um painel sobre a integração das energias renováveis ao desenvolvimento do setor mineral brasileiro. Em sua fala, destacou a importância da mineração no avanço de tecnologias limpas, como a eletromobilidade, que depende fortemente de insumos minerais.
Com apoio institucional do CERNE, a Expo Minera Nordeste segue até o dia 8 de maio, reunindo feira de negócios, painéis e debates voltados ao futuro da mineração na região.