CERNE lança escritório no Piauí com foco no desenvolvimento estratégico do setor renovável

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A escolha para a nova sede foi motivada pela relevância do estado no ambiente energético

“O CERNE é uma iniciativa fantástica que irá somar às instituições do Estado para debater sobre a transição energética”, declara o Governador do Piauí, Rafael Fonteles, durante o evento de lançamento da nova sede do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), na capital Teresina, no Piauí.

A solenidade aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado (FIEPI) e contou também com a presença dos deputados federais Jadyel Alencar e Arnaldo Jardim, além do presidente do CERNE, Darlan Santos, empresários, secretários de Estado e representantes do setor.

Segundo o Presidente do CERNE, Darlan Santos, a escolha para a nova sede no Piauí foi motivada pela relevância do estado em relação ao volume de projetos de geração de energia a partir de fontes renováveis, especialmente eólica e solar. Atualmente, o estado conta com 6,1 GW em capacidade instalada de energias renováveis.

A sede, em Teresina, será um ambiente para discussão e sugestão de estratégias para o setor de renováveis. O escritório contará com espaço físico para a recepção e reuniões com entidades e empresas, mantendo sempre uma comunicação com o setor industrial e executivo do estado. “Será um ambiente para o desenvolvimento de projetos já propostos no Piauí, como a criação da Câmara Temática Setorial de Energias Renováveis e a retomada do projeto do Atlas Eólico e Solar”, destaca Darlan.

A nova filial do CERNE já conta com atores locais para a coordenação executiva, coordenação para assuntos estratégicos, relacionamento institucional, coordenação jurídica e coordenação de projetos locais. “Espera-se que o desenvolvimento de ações por parte do CERNE, possa contribuir para a geração de novos negócios e projetos para a ampliação da participação do Piauí na geração de energia renovável”, finaliza o Presidente do think tank.

Sobre o CERNE

Criado em maio de 2010, o CERNE é o mais importante centro de pensamento estratégico empresarial do Nordeste brasileiro, com atuação multisetorial quanto à exploração sustentável de recursos naturais e energéticos desta região brasileira.

A instituição trabalha integrando capacidades e recursos das empresas mantenedoras e de sua equipe própria para formular diretrizes, projetos e estratégias setoriais que contribuam para a gestão governamental local e para a criação de um ambiente favorável ao trabalho, ao investimento e à qualidade de vida na região Nordeste, em especial quanto ao desenvolvimento das fontes renováveis de energia (solar e eólica), uso sustentável dos recursos hídricos e minerais, consolidação do consumo responsável e da proteção socioambiental e desenvolvimento da inovação tecnológica e capacitação profissional locais.