Os Indicadores de Inteligência Estratégica embasam e facilitam a realização de estudos e mapeamentos da indústria de energia no Brasil.
O Centro de Estratégia em Recursos Naturais e Energia (CERNE) inaugurou os Indicadores de Inteligência Estratégica – Energia Renovável e Recursos Naturais. O projeto consolida os principais indicadores setoriais de geração renovável e recursos naturais, com dados atualizados de todo o território brasileiro.
Segundo o Presidente do CERNE, Darlan Santos, “a base de dados traz um retorno para a sociedade como acesso às informações do setor de forma ágil e com interação facilitada para obtenção dos dados dos projetos em todos os estados do Brasil”.
O sistema, disponível no site do CERNE, apresenta informações relacionadas às fontes eólica e solar (onshore e offshore,) geração distribuída, além de produção de petróleo e gás. A pesquisa pode ser realizada utilizando filtros para obter resultados em âmbitos nacional, regional, estadual ou municipal.
Durante a apresentação, o Presidente do CERNE destacou números importantes para o setor renovável, com foco para o Rio Grande do Norte, como o ranking dos maiores produtores de energia eólica brasileiros, onde o RN aparece na 1ª colocação, com 10 GW de potência fiscalizada.
Darlan ressaltou também números relacionados à Geração Distribuída. Atualmente, o RN possui empresas de GD em todos os municípios, sendo uma fonte importante na geração de empregos, e conta com 70.328 empreendimentos instalados. “É um mercado em expansão no Brasil, sendo difícil acompanhar o crescimento em tempo real dos projetos, todos os dias surgem novos empreendimentos de GD”.
Os indicadores podem ser utilizados para fins de acompanhamento setorial e também como base de análises que podem contribuir com estudos específicos, além de fonte de dados para veículos de comunicação e base de informação para entidades públicas e privadas. “É uma base de dados consolidada e unificada que contribui para a ampliação do conhecimento e do potencial econômico que o setor renovável traz para o Rio Grande do Norte” , afirma Darlan.
Os dados disponibilizados são validados a partir de fontes oficiais do setor energético, como a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, e atualizados mensalmente.
Ainda durante o lançamento, o Presidente do think tank anunciou a execução da segunda fase do projeto de Indicadores. Em parceria com a Rede de Pesquisa Futuros Sustentáveis, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o CERNE pretende avaliar os impactos socioeconômicos dos projetos de Energia Eólica e Solar do Rio Grande do Norte. Serão analisados os cenários das regiões onde os projetos foram instalados, com base em números como arrecadação e PIB per capita e empregabilidade nos municípios. “Pretendemos avaliar qual o real benefício que os investimentos em fontes renováveis estão trazendo para o Rio Grande do Norte. Ao longo dos anos, com o amadurecimento dos modelos de análise e dos números, poderemos avaliar com maior precisão”.
O lançamento foi realizado na sede do CTGAS-ER – Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis e contou com a participação de representantes do Governo do Estado do RN, Prefeitura do Natal, FIERN, Fecomércio, CREA-RN, UFRN, IFRN, SENAI/RN, dos principais veículos de comunicação além de empresários e representantes do setor.