CERNE anuncia esforços para a implantação da primeira usina para produção de hidrogênio verde no RN

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Projeto é uma iniciativa da CPFL Energia, empresa com atuação predominante em energia renovável

O presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), Darlan Santos, participou de uma audiência pública, promovida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, com foco no debate do Projeto de Lei que pretende instituir o marco legal do setor de hidrogênio verde do RN, além de criar o Programa Norte-riograndense de Hidrogênio Verde e da Indústria Verde (PNRH2V).

No debate, o presidente do CERNE apresentou as premissas para o desenvolvimento dessa fonte energética, indicando as possibilidades de demanda desse segmento no Rio Grande do Norte.

Darlan Santos apresentou ainda, aos presentes, a iniciativa da CPFL Energia, com um projeto oriundo do programa de P&D ANEEL, que em parceria com o CERNE, somam esforços para a instalação da primeira usina piloto para produção de hidrogênio verde (H2V) no RN, com participação e parceria de uma terceira instituição do setor privado. “Essa iniciativa colocará oficialmente o RN no cenário de produção de hidrogênio no Brasil, fomentando o setor e a cadeia produtiva necessária para o seu desenvolvimento”, destacou.

O hidrogênio verde, produzido a partir da eletrólise e energia renovável, vem se destacando como um possível aliado na transição energética global podendo representar uma alternativa aos combustíveis fósseis. Rafael Moya, gerente de Inovação da CPFL Energia, enfatiza que “o hidrogênio verde se destaca como um importante vetor energético na contribuição de um ecossistema à base de energia limpa e renovável, sendo uma oportunidade para o setor promover inovações e nacionalizações.”

A CPFL Energia é uma empresa com grande participação na geração eólica do Rio Grande do Norte, com iniciativas que privilegiam o retorno social nas comunidades onde se faz presente, como, por exemplo, no projeto que entregou o maior sistema de dessalinização do país, situado no município de João Câmara, no interior do RN.

A audiência pública contou também com a participação dos deputados representantes de Comissões da Assembleia Legislativa do RN, de secretários de estado, além de representantes do Instituto Nacional de Transição Energética (INTE) e Petrobras.