O evento deve reunir autoridades e especialistas em torno do debate sobre o setor eólico no Brasil
Nos próximos dias 13 e 14 de agosto, acontece a 16ª edição do Fórum Nacional Eólico – Carta dos Ventos. O evento que debate os principais aspectos regulatórios e econômicos do setor eólico na atualidade, acontece no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília/DF e é organizado pela empresa VIEX.
O Fórum Nacional Eólico conta com a assinatura do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) no desenvolvimento programático e os apoios da Frente Parlamentar de Energia Renovável e também do Instituto Nacional de Transição Energética (INTE).
Com 16 anos de história, o Fórum Nacional Eólico foi palco da assinatura do documento de compromisso que iniciou a grande arrancada do setor eólico brasileiro, consolidando uma convergência de objetivos e definição de atribuições de cada agente. Assim, o evento se renova a cada ano, com abordagens dinâmicas, conferencistas impactantes e debates oportunos.
Segundo os Indicadores de Inteligência Estratégica do CERNE, o Brasil possui atualmente 31 GW de potência fiscalizada de geração eólica onshore, sendo a região Nordeste o destaque nacional, com 29 GW de potência fiscalizada. Os estados da Bahia, Rio Grande do Norte e Piauí seguem na liderança do ranking de empreendimentos instalados e continuam atraindo novos investimentos, graças à natureza pródiga da região e pelos incentivos dos governos federal, estaduais e municipais.
Sendo o principal ponto de encontro político-econômico do setor eólico nacional, onde autoridades e especialistas debatem o futuro do setor no Brasil, o Fórum Nacional Eólico deve reunir representantes de empresas de energia, órgãos governamentais, entidades de fomento, empreendedores do setor e toda a cadeia de produtos e serviços para eólicas. São esperados 500 participantes, em formato presencial.
Entre os temas a serem debatidos durante os dois dias de encontro destacam-se: a política nacional de transição energética; as políticas de apoio e desenvolvimento para energia eólica; o papel do Poder Legislativo no aprimoramento regulatório do setor de energia renovável; as receitas públicas, tributação e os incentivos; energia eólica offshore; hidrogênio verde e mercado de carbono.
Outras informações podem ser acessadas pelo site https://www.viex-americas.com/eventos/fne/fne-2024/