Ano promete ser movimentado para um mercado que, apesar de crescimento tímido no país, tem se destacado pelo potencial e competitividade. Setor será debatido durante evento nacional em Natal-RN.
O mercado brasileiro de energia solar deverá registrar uma série de movimentações em 2017. A entrada em operação usinas contratadas nos últimos anos e as diversas negociações envolvendo aquisições de empreendimentos deverão impulsionar o setor, que aos poucos cresce no país, mas tem grande potencial a ser explorado.
De acordo a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), espera-se que o país alcance ainda este ano a marca de 1GW (gigawatt) em capacidade instalada em usinas fotovoltaicas, patamar registrado em apenas pouco mais de 20 países.
Para o futuro, além do crescimento por meio das grandes usinas, o potencial do Brasil para a instalação de placas solares em telhados vem ganhado destaque no mercado, segmento em que o número de adeptos disparou, com alta de mais de 300% em 2016.
No Rio Grande do Norte, a produção de energia elétrica através de placas fotovoltaicas ainda é tímida. Segundo dados levantados pelo Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), o estado conta com 2.508 MW (megawatt) de potência instalada em operação e espera-se mais 206 MW em potência contratada, ou seja, energia que será gerada a partir de novos projetos contratados nos últimos leilões.
Essas e outras questões envolvendo o setor fotovoltaico serão debatidos durante o SolarInvest 2017 – 9º Encontro de Investidores em Energia Solar, no dia 8 de fevereiro em Natal, Rio Grande do Norte. A capital do estado líder brasileiro em geração eólica, reunirá governantes, executivos e profissionais do mercado fotovoltaico para discutir o aprimoramento da regulamentação e o desenvolvimento da geração de energia solar no Brasil.
Serão debatidos temas como o potencial econômico na cadeia de produtos e serviços, a vocação e função da energia solar centralizada na matriz elétrica nacional, os efeitos projetados para o advento dos telhados solares, e exemplos de empreendedorismo no setor fotovoltaico.
O evento contará com a presença de órgãos, instituições e empresas como Governo do Estado do Rio Grande do Norte, FIERN, IFRN, Absolar, Eletrobras, BNDES, Apex, Enerbras, New Energy, dentre outros.
O SolarInvest2017 é uma realização do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) e a empresa Viex Américas. A programação completa e inscrições podem ser realizadas no site do evento pelo endereço: www.viex-americas.com/
Fonte: CERNE Press