Brasil e Argentina assinam memorando de entendimento sobre integração energética

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A integração entre os países contribui para redução do custo de operação e aumento da segurança energética, com impacto positivo aos consumidores brasileiros e argentinos.

MME

O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Hailton Madureira, e a secretária de Energia do Ministério da Economia da Argentina, Flavia Royón, assinaram nesta quinta-feira (24/11), em reunião em formato virtual, memorando de entendimento sobre intercâmbio de energia. O memorando abarca a integração entre os mercados de energia elétrica e gás natural dos dois países.

O fortalecimento da integração binacional promove benefícios em aspectos energéticos, ambientais, financeiros e sociais. Além disso, sob a ótica do setor elétrico, contribui para redução do custo de operação e para aumento da segurança energética, com impacto positivo aos consumidores e ao mercado de energia das duas nações.

Atualmente, o intercâmbio de energia elétrica entre o Brasil e a Argentina dá-se majoritariamente por meio das conversoras Garabi I e II, com capacidade total de 2200 megawatts (MW), localizadas no município de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul.

A assinatura do memorando de entendimento cumpre exigência legal para a realização de leilão das instalações de Garabi I e II, que compõem o Lote nº 5 do Leilão de Transmissão nº 02/2022 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), previsto para ser realizado em dezembro deste ano.