Brasil contará com US$ 70 milhões em investimentos para Integração de Energia Renovável

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Plano de Investimento do Programa de Integração de Energia Renovável, elaborado com intensa participação do Ministério de Minas e Energia, foi aprovado nesta sexta-feira, pelos Fundos de Investimento Climáticos.

MME
Link para a matéria: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/brasil-contara-com-us-70-milhoes-em-investimentos-para-integracao-de-energia-renovavel

Setenta milhões de dólares serão investidos no Brasil para aumentar a integração e participação das energias limpas no país. É o que prevê o Plano de Investimento do Programa de Integração de Energia Renovável (Renewable Energy Integration – REI – Program), elaborado com intensa participação do Ministério de Minas e Energia (MME) e do Ministério da Fazenda (MF), aprovado, nesta sexta-feira (30/06), na reunião do Comitê dos Fundos de Investimento Climáticos (Climate Investment Funds – CIFs). A previsão é que esse total de investimento consiga mobilizar US$ 9,1 bilhões de parceiros, incluindo investimentos privados, para ser implementado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e pelo Grupo Banco Mundial.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, celebrou a aprovação do plano e destacou o engajamento do governo brasileiro no avanço das fontes renováveis no país. “O governo brasileiro, liderado pelo presidente Lula, entende que as necessidades de desenvolvimento social e econômico do Brasil dependem do aumento da oferta de energia limpa. Por isso, para garantir a integração rápida e sustentada de energia renovável no sistema, precisamos aproveitar da rede elétrica o máximo de flexibilidade e eficiência que pudermos. Algumas soluções e tecnologias emergentes ainda não são comercialmente viáveis e precisamos de financiamento concessional para fomentar novos mercados. Com financiamento do CIF, certamente iremos acelerar a transformação necessária neste momento, disponibilizando energia limpa, além de emprego e renda, para as gerações presentes e futuras.”, destacou.

O Plano do Brasil contempla três componentes de atuação. A proposta inclui recursos para digitalização e modernização de usinas hidroelétricas; digitalização e automação das redes de transmissão e distribuição; descarbonização dos sistemas isolados e tecnologias de armazenamento; e para desenvolvimento do hub de hidrogênio verde no Ceará. O processo de elaboração do PI do Brasil contou com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Mundial (BM).

O programa REI foi lançado em 2021 pelos CIFs, com o intuito de apoiar países em desenvolvimento a ampliarem a participação da geração de energia renovável nas matrizes energéticas. O financiamento e a assistência técnica do Programa de Integração de Energia Renovável dos CIFs incluem, entre outros pontos, o apoio à integração da gestão de riscos climáticos nas decisões do setor elétrico, diminuindo os impactos da variabilidade e mudanças climáticas. A ideia é também englobar ações que permitam aos consumidores assumir papeis mais ativos na indústria elétrica, de modo a facilitar a implantação de programas de resposta da demanda e uma operação mais flexível do sistema elétrico, em resposta à integração das fontes renováveis.

A versão aprovada nesta sexta-feira pelos Fundos de Investimento Climáticos passou por consulta pública para garantir um processo inclusivo e colaborativo nesta iniciativa importante para a transição energética e sustentabilidade do país.