Biocombustíveis: MME recebe propostas de aprimoramento do setor

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Reafirmando o compromisso de diálogo com os diversos segmentos do setor de energia e mineração, o secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Márcio Félix, recebeu nesta quinta-feira (6/10) relatório com propostas de valorização dos biocombustíveis no país. O documento foi criado em conjunto pelas associações que representam produtores e consumidores de biodiesel no país.

O MME tem trabalhado para apresentar diretrizes a serem priorizadas em curto, médio e longo prazo para o setor de biocombustíveis. Entre os pontos elencados estão o papel dos biocombustíveis na matriz energética, a sustentabilidade econômica, as regras de comercialização e os novos tipos de biocombustíveis.

Durante o evento, o secretário destacou o papel dos biocombustíveis para atender a meta firmada na COP 21, para reduzir o percentual de emissões de gases de efeito estufa no Brasil. O secretário ainda salientou que deve atender, ainda no ano de 2016, associações e empresas privadas para debates que ajudem no avanço de políticas para o setor de biocombustíveis.

Após essas interlocuções com os agentes do setor, a intenção é criar propostas que incluam as sugestões do setor e realizar consulta pública sobre as possibilidades de aprimoramento do setor de Biocombustíveis, permitindo novas contribuições de especialistas e demais interessados. No final desse processo, o MME deve avaliar as contribuições e propor o encaminhamento às instâncias cabíveis.

Fonte: Ministério das Minas e Energia