Aneel muda prazos para cumprimento de resolução sobre direitos do consumidor

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Conclusão de Consulta Pública traz nova datas para processo de defeitos na medição e de irregularidades e na elaboração e fornecimento do orçamento de conexão

Pedro Aurélio Teixeira | Agência Canal Energia

A Agência Nacional de Energia elétrica concluiu a Consulta Pública nº 30 deste ano, que tratou de alterações de prazo para adaptação das distribuidoras de energia elétrica às determinações da Resolução Normativa 1.000/2021. Essa resolução consolidou 64 resoluções da agência relativas aos direitos e deveres dos consumidores e demais envolvidos com o fornecimento de energia.

A primeira alteração foi nos prazos da instrução de processos sobre defeito na medição e irregularidade, que passa a valer em 30 de setembro de 2022, anteriormente era de 30 de março. De acordo com a Aneel, o texto da resolução foi modificado para explicitar que a disponibilização dos processos de defeito na medição e de irregularidade no espaço reservado de atendimento na internet deve ser realizada até 31 de dezembro deste ano. Também será incluído texto para deixar claro o direito de o consumidor pedir e receber as informações dos processos de defeito na medição e de irregularidade nesse período de transição, no prazo de até 30 dias.

A outra mudança foi na emissão do orçamento de conexão. A entrada em vigor fica até 31 de dezembro de 2022, ao contrário do prazo anterior, que era até março. Para pedidos protocolados até o fim do ano, valem os prazos da versão anterior do Módulo 3 dos Procedimentos de Distribuição para emissão do orçamento de conexão, que são de até 60 dias para unidade consumidora com minigeração distribuída, e de até 120 dias para conexão de central geradora, outra distribuidora de energia, agente importador ou exportador de energia.

Durante a aprovação do item, o diretor Hélvio Guerra destacou que a consulta pública representa o diálogo e a simplificação do processo, além da isonomia, já que os consumidores foram ouvidos sobre os impactos do processo.

A Consulta Pública nº 30/2022 foi realizada de 1º a 10 de junho de 2022 e recebeu 61 contribuições dos 14 participantes listados, entre associações, agentes e fundações e conselhos representantes de consumidores. Das 61 contribuições, 20 foram total ou parcialmente aceitas pela equipe técnica da ANEEL.