Aneel dá ultimato a térmicas atrasadas, que devem ter contratos cancelados

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

De um total de 17 usinas, 11 ainda não entraram em operação; Abrace pede solução ágil ao Ministério de Minas e Energia

Alexa Salomão | Folha de São Paulo

Térmicas a gás “antiapagão” que estão atrasadas e não entraram em operação neste domingo (31) começam a ser notificadas de que podem ter os contratos suspensos. Na lista estão 11 usinas de um total de 17 que, em outubro do ano passado, venceram o PCS (Procedimento Competitivo Simplificado), um leilão emergencial para fornecimento de energia.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) solicitou à CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) que notifique os geradores que não entraram em operação, e a câmara já deu início ao procedimento nesta segunda-feira (1º).

Feita a notificação, as usinas terão 15 dias para regularizar a situação. Ao final desse prazo, a câmara deverá informar a situação de cada usina para que a agência possa dar prosseguimento à rescisão contratual de quem não regularizar o fornecimento da energia.

O PCS determinou que as térmicas deveriam operar de 1º de maio deste ano até 31 de dezembro de 2025 para ajudar a economizar água nos reservatórios das hidrelétricas. Em caso de atraso, foi estabelecido pagamento de multa por um prazo de 90 dias. Pela regra do leilão, a usina que não for acionada pode ter o contrato cancelado a partir de 1º de agosto.

Como se trata de uma energia emergencial, o valor pago pelo seu fornecimento é elevado e pesa na conta de luz. Pelas estimativas, as usinas receberiam R$ 39 bilhões nos poucos mais de três anos em que estivessem ligadas.
As usinas atrasadas também têm a alternativas e pedir prazo extra à agência. O procedimento, tecnicamente chamado de excludente de responsabilidade, precisa ser avaliado caso a caso.

Entidades que representam os consumidores, no entanto, defendem que se cumpra a regra e seja feita a rescisão contratual das térmicas atrasadas.

Em 25 de julho, a Abrace (Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres) enviou carta a Aneel solicitando esclarecimento sobre o atraso. Nesta segunda-feira, encaminhou outra correspondência, desta vez ao ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, solicitando que faça valer os contratos e seja feita a rescisão no caso de descumprimento do prazo.

No texto, a entidade destaca que o PCS foi realizado quando havia risco de desabastecimento, durante a seca em 2021, momento em que o nível de água nos reservatórios estava em 42,1%. No entanto, o cenário mudou.
Agora o nível de água nas barragens é de 74,7%. Ou seja, há grande oferta de energia hidráulica a baixa custo. A Abrace também destaca que houve expressivo avanço na oferta de energia solar a preços competitivos.

A Abrace integra uma espécie de coalização de entidades de defesa dos consumidores de energia que também já se posicionou contra a prorrogação do prazo limite para esses empreendimentos. O grupo defende que o PCS vai elevar a conta de luz desnecessariamente, uma vez que o custo da energia caiu desde a realização desse leilão.

Também fazem parte dessa frente pela redução do preço da energia o iCS (Instituto Clima e Sociedade), a Abvidro (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro), a Anace (Associação Nacional dos Consumidores de Energia), o Instituto ClimaInfo, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), o Instituto Pólis e Conacen (Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica).