Aneel arquiva proposta de leilão de eficiência energética

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Projeto piloto de redução do consumo em Roraima deverá ser retomado após atualização de análise de impacto e definição de fontes de recursos

Sueli Montenegro | Agência Canal Energia

A diretoria da Aneel decidiu encerrar a consulta pública e arquivar o processo que previa o lançamento de um edital de leilão para a contratação de ações de eficiência energética em Boa Vista, Roraima. A proposta envolvia um projeto piloto de redução do consumo de energia elétrica na única capital não interligada do país, que acabou sendo postergado pela pandemia em 2020.

O edital previa a apresentação de ofertas de preço em leilão para a redução em montantes já definidos, abrangendo consumidores de qualquer segmento, inclusive os de baixa renda. Os vencedores do certame atuariam como Agente Redutor de Consumo (ARC).

Durante a crise sanitária, foi aprovada a Lei nº 14.120, determinando que recursos ainda não comprometidos dos programas de Eficiência Energética e de Pesquisa e Desenvolvimento do setor seriam destinados à Conta de Desenvolvimento Energético, entre setembro de 2020 e 31 de dezembro de 2025. Isso afetou a previsão de recursos para o projeto.

A ideia da Aneel é retomar o processo em algum momento, tendo como referência os documentos produzidos ao longo dos anos. Será necessário, no entanto, a elaboração de uma nova análise de impacto regulatório para a realização do projeto piloto.

Um das possibilidades levantadas pelo Ministério de Minas e Energia para financiar o projeto são recursos do Programa de Redução Estrutural de Custos de Geração de Energia na Amazônia Legal e de Navegabilidade do Rio Madeira e do Rio Tocantins – Pró-Amazônia Legal. Outra alternativa é o reembolso das despesas pela Conta de Consumo de Combustíveis.