ANEEL aprova Chamada para projetos de hidrogênio no contexto do Setor Elétrico

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Regras para o cadastramento foram aprimoradas após Consulta Pública, que recebeu 1.568 contribuições

ANEEL
https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/noticias/2024/aneel-aprova-chamada-para-projetos-de-hidrogenio-no-contexto-do-setor-eletrico

As regras para a Chamada nº 23/2024 de projetos de hidrogênio no contexto do setor elétrico brasileiro foram definidas nesta terça-feira (12/3) pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) com a aprovação do resultado da Consulta Pública (CP18/2023). Trata-se do cadastramento de projetos apoiados pelo Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) desenvolvido pela ANEEL, que contemplem a inserção de sistemas de produção de hidrogênio renovável de forma integrada e sustentável.

No período de Consulta Pública, entre 7 de junho e 24 de julho de 2023, 1.568 contribuições foram enviadas à Agência por 73 instituições. Entre as inovações aprovadas para a Chamada, serão considerados não só projetos de hidrogênio produzidos a partir de fontes renováveis de geração de energia elétrica (hidráulica, solar e eólica), mas também de fontes de baixo carbono, fontes hidráulicas, solar, eólica, biomassa, nuclear, geotérmica, marinha ou termelétrica (com captura, armazenamento e utilização do carbono).

A avaliação dos impactos no setor elétrico nos projetos será restrita aos observados no Sistema Interligado Nacional (SIN). As propostas também irão contemplar temas relacionados com logística do hidrogênio (produção, armazenamento, outras infraestruturas e sistemas, e usos finais) e com células a combustível (aplicações estacionárias, aplicações móveis, outras aplicações, e células a combustível não alocadas), incluindo temas afins.

O hidrogênio é considerado uma alternativa significativa ao uso dos combustíveis fósseis. A obtenção de hidrogênio a partir de fontes renováveis impulsiona o crescimento da demanda por eletricidade, possibilitando uso de fontes de baixo carbono como opção de armazenamento energético.

Entre os benefícios com o uso de hidrogênio, está a melhoria da qualidade da energia elétrica a partir do conhecimento prévio dos potenciais impactos no sistema elétrico com a adoção de diferentes sistemas de produção de hidrogênio. Outra perspectiva é de aumento da confiabilidade do sistema elétrico brasileiro, devido à possibilidade do uso de hidrogênio armazenado para geração de energia.