ANEEL abre inscrições para curso gratuito sobre Fundamentos do Setor Elétrico

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A formação é uma oportunidade para aprender como funciona a regulação do setor elétrico brasileiro

ANEEL
Link para a matéria: https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/noticias/2024/aneel-abre-inscricoes-para-curso-gratuito-sobre-fundamentos-do-setor-eletrico

Estão abertas as inscrições para o curso Fundamentos do Setor Elétrico promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A formação é gratuita, com carga horária total estimada em 40 horas, na modalidade distância e autoinstrucional. Para realizar a inscrição, acesse o site ead.aneel.gov.br e faça seu cadastro.

Para quem busca uma visão abrangente e atualizada do cenário elétrico no Brasil, o curso aborda os principais conceitos e a estrutura do setor elétrico brasileiro baseados em uma análise detalhada do histórico da evolução do marco regulatório.

Com destaque para as leis e decretos promulgados nas duas últimas décadas, o curso de qualificação profissional é dividido em quatro módulos, que tratam dos seguintes temas:

– Visão geral do setor elétrico brasileiro;
– Conceitos básicos de energia elétrica;
– Conceitos fundamentais e formas de geração de energia elétrica;
– Como funcionam os sistemas de transmissão, distribuição e comercialização de energia.

Após a conclusão do curso, o participante poderá emitir o certificado de conclusão. Para conhecer outros cursos disponíveis no site da Agência relacionados à Governança Corporativa no setor público, acesse: ead.aneel.gov.br.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail ead@aneel.gov.br ou preencha o formulário disponível na opção Fale Conosco no site da Agência.

Concurso Público Nacional Unificado

Vai fazer a prova do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e não sabe por onde começar a estudar? O curso Fundamentos do Setor Elétrico pode te auxiliar a entender como funciona a regulação do setor elétrico brasileiro, além de fornecer uma visão importante sobre os potenciais de atuação.

No Concurso, a ANEEL conta com 40 vagas de cargo de nível superior, de Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia, distribuídas da seguinte forma: Bloco Temático 1 – “Infraestrutura, Exatas e Engenharias”: 10 vagas; e Bloco Temático 6 – “Setores Econômicos e Regulação”: 30 vagas.

As inscrições no CPNU vão de 19 de janeiro a 9 de fevereiro de 2024. A realização da prova será no dia 5 de maio de 2024, em dois turnos, manhã e tarde.

Mais informações estão disponíveis na página do CPNU: www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional/.