O presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), Darlan Santos, participou, em Fortaleza (CE), do evento “Como escalar e acelerar os investimentos sustentáveis no Nordeste: As oportunidades do Powershoring”, realizado em um momento decisivo para o futuro energético do país e que antecede a COP30.
O encontro reuniu lideranças do setor público e privado, instituições financeiras, especialistas nacionais e internacionais e organismos de cooperação para debater soluções e estratégias que permitam consolidar o Nordeste como polo de desenvolvimento verde e protagonista da transição energética justa no Brasil.
Durante o evento, foram discutidos temas como descarbonização da economia, financiamento de indústrias verdes, marcos regulatórios, cooperação internacional e infraestrutura sustentável — pilares fundamentais para a atração de investimentos e para o fortalecimento das cadeias produtivas regionais.
Um dos principais anúncios do encontro foi a criação do Fórum Interinstitucional de Powershoring, plataforma permanente que reunirá governos, setor privado, financiadores, academia e sociedade civil com o propósito de acelerar a consolidação de cadeias produtivas verdes no Nordeste, promover integração entre geração e consumo de energia limpa e fortalecer a competitividade industrial da região.
Promovida pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS), Banco do Nordeste (BNB) e Consórcio Nordeste, a iniciativa conta com o apoio de entidades nacionais e internacionais engajadas no avanço da nova economia de baixo carbono.
