Entidade reúne as maiores empresas nacionais e estrangeiras do setor de recursos naturais e energia no Nordeste
Fundado em 2010, em Natal/RN, o Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) surgiu reunindo as primeiras empresas que investiram em energia renovável (eólica e solar) no Nordeste. Na época, o setor ainda dava os primeiros passos rumo à consolidação como uma das principais fontes energéticas do Brasil, ao lado da energia hidrelétrica.
Atualmente, o CERNE reúne empresas responsáveis por mais de R$ 40 bilhões em investimentos na região. Apenas nos últimos seis anos, foram gerados mais de 30 mil empregos diretos no Nordeste.
Na última semana, o presidente executivo do CERNE, Darlan Santos, e o presidente do Conselho de Mantenedores e ex-presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, estiveram em Teresina para avançar na implantação de uma sede regional. O novo escritório atenderá projetos e empreendimentos no Piauí e no Maranhão.
“Estivemos no Piauí diversas vezes no último ano e agora concluímos a formação da equipe preliminar de trabalho e gestão local. Entre as ações prioritárias, destacam-se a viabilização do Atlas Energético do estado, o apoio aos municípios na recepção de investimentos e a consolidação da Câmara Temática Setorial para as Energias Renováveis, que será um espaço multissetorial de debate sobre a agenda energética do Piauí”, afirmou Darlan Santos.
Para o ex-senador da República, Jean Paul Prates, que participou da fundação do CERNE, a entidade tem um papel fundamental na agenda socioambiental e energética regional. “Estamos reforçando o conceito do ‘Brasil Equatorial’, que abrange do Rio Grande do Norte ao Amapá. Precisamos reforçar essa pauta e ressaltar a importância estratégica da nossa região para as pretensões brasileiras de liderar a Transformação Ecológica e a Transição Energética global”, destacou.
A sede do CERNE em Teresina deverá ser inaugurada ainda no primeiro semestre deste ano, com uma equipe técnica composta por gestores e cientistas piauienses especializados em recursos naturais e energia. A estrutura deverá ficar localizada no edifício-sede da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI).
Durante a visita ao Piauí, os dirigentes do CERNE se reuniram com lideranças políticas e empresariais do estado, incluindo o governador Rafael Fonteles, no Palácio de Karnak.
“A chegada do CERNE ao Piauí é muito bem-vinda e conta com o apoio do Governo do Estado, que vê na entidade uma parceira na concepção de estratégias, tanto para a gestão pública quanto para os empreendedores, formando um ambiente saudável e atrativo para investimentos com responsabilidade socioambiental”, ressaltou o governador Rafael Fonteles.