Search
Close this search box.

RN atinge marca histórica de 10 GW de capacidade eólica instalada

Evento, realizado pelo CERNE, celebra a marca atingida e homenageia as principais personalidades e entidades que contribuíram para a conquista

Para celebrar a marca histórica para o Rio Grande do Norte e para o Brasil: a instalação de 10 GW de capacidade de geração de energia eólica, o Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), em parceria com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), realizaram um evento para homenagear personalidades e entidades que ajudaram a construir esta conquista.

O Rio Grande do Norte se tornou referência para o Brasil e para o mundo ao realizar a transição energética – da dependência do petróleo para a liderança em geração a partir de fontes renováveis. Os 10 GW de capacidade eólica instalada no RN são suficientes para abastecer aproximadamente 5 milhões de residências, ou quase 20 milhões de pessoas.

Em seu discurso, a Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, destacou a importância do CERNE no desenvolvimento renovável do RN. “Ao CERNE, meu abraço, meu carinho, e nosso reconhecimento ao papel importante da instituição no nosso Estado em prol do desenvolvimento das energias renováveis, aqui em especial a energia eólica” declarou.

Fátima Bezerra também ressaltou números do setor eólico no RN, que atualmente chegou a marca de 304 parques eólicos em operação. Para a Governadora, falar de energia renovável é falar de um futuro que já começou e o próximo passo é ultrapassar a fronteira do Offshore, em conjunto com o Hidrogênio Verde. “Ontem foi assinado o primeiro contrato do Rio Grande do Norte para a compra e produção do Hidrogênio Verde, e melhor ainda, destinado para a construção civil, fomentando a geração de empregos”, celebrou a Governadora.

O Senador Jean Paul Prates afirmou que o litoral potiguar da margem equatorial é o mais competitivo e atrativo ambiente operacional para investimentos em eólica offshore do mundo. “Nós temos um futuro pela frente, temos capacidade de fazer isso, estamos preparados”.

“Nós devemos nos orgulhar que o Rio Grande do Norte era o maior produtor de petróleo em terra do Brasil e em menos de 15 anos passamos a ser o maior produtor de energia renovável em grande escala do país”, declarou o Senador Jean Paul.

O presidente do CERNE, Darlan Santos, relembrou a trajetória do setor eólico no Rio Grande do Norte, destacando o primeiro leilão de energia de reserva, em 2009, responsável por trazer vários dos projetos que hoje estão em operação no Estado. “Não podemos deixar passar em branco certos números. Esses 10 GW representam bastante coisa para o Rio Grande do Norte e, em função do seu tamanho no setor de geração de energia eólica para o Brasil, também é um número muito importante para o país”, declarou.

Receberam as homenagens como personalidades que contribuíram, pelo trabalho realizado em prol do setor eólico no estado, para o marco histórico dos 10 GW eólicos instalados no RN:

1- Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra;
2- Senador da República em exercício e ex-Presidente da Federação das Indústrias do RN, Flávio Azevedo;
3- Senador Jean Paul Prates;
4- Professor, Cientista e Empreendedor, Everaldo Alencar Feitosa;
5- Governadora Wilma de Faria (Representada pelos seus filhos);
6- Presidente Executiva da Abeeólica, Elbia Gannoum;
7- Engenheiro, pioneiro das medições de recursos eólicos no Brasil, Odilon Camargo;
8- Ex-diretor de gás e energia da Petrobras, Alcides Santoro;
9- Especialista em energia eólica, Milton Pinto;
10- Advogado e especialista em direito da energia, Diogo Pignataro.

Também foram homenageadas as seguintes empresas que foram pioneiras no setor eólico do Rio Grande do Norte e ajudaram na conquista da marca histórica:

1- Neoenergia;
2- CPFL;
3- Voltalia;
4- Serveng;
5- EDP Renováveis;
6- Cortez Engenharia;
7- Dois A Engenharia;
8- Instituto SENAI de Inovação (ISI-SENAI-RN);
9- Sebrae-RN.

Tags:

Compartilhe: