CERNE participa de lançamento de cartilha que ajuda gestores públicos a viabilizar usinas solares

Os gestores municipais do Rio Grande do Norte agora podem contar com uma cartilha para auxiliá-los a dar início a novos projetos de geração de energia solar nas cidades. Nesta sexta-feira (28), o Diretor-Presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia, Darlan Santos, participou do lançamento cartilha sobre a instalação de Usinas Solares Municipais. A iniciativa busca trazer maior eficiência energética e buscar parcerias, com linhas de crédito e projetos, para promover o desenvolvimento sustentável tão necessário em nossa sociedade.

O lançamento contou com especialistas na área e representantes de entidades como o CERNE, Neoenergia, Senai, Idema, Uern, IFRN, ABGD e ABSOLAR, além de algumas instituições bancárias que promovem incentivos para a energia renovável.

Para Darlan Santos, o informativo é uma importante ferramenta para democratização da informação. “É importante para que todos – gestores, poder público e empresas – trabalhem juntos para atrair projetos solares. Todos os municípios têm potencial, tem sol suficiente para viabilizar projetos promissores e, a partir deles, trazer benefícios para a população local”, comentou.

O objetivo é aproximar os gestores das prefeituras às instituições que possibilitam investimento e a orientação em projetos para instalação das próprias usinas solares nos municípios.

A cartilha, elaborada pelo mandato do Senador Jean (PT-RN), traz um passo a passo para os gestores municipais sobre como definir ações e estratégias que melhorem a eficiência energética nos prédios públicos e na cidade.

“Nossa cartilha traz de forma didática e simplificada, um passo a passo para os gestores municipais sobre como definir ações e estratégias que melhorem a eficiência energética nos prédios públicos e na cidade”, disse Senador Jean, que é especialista e foi Secretário de Energia do Estado.

Além desse informativo, o material também incentiva e ensina a como elaborar projetos para que as Prefeituras possam instalar suas próprias Usinas Solares Municipais, ampliando a capacidade energética de maneira sustentável.

Tags:

Compartilhe: