Cade aprova aquisição da AES Tietê no RN

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Acordo costurado com o fundo controlado pelo empresário Mário Araripe envolveu a venda de 420 MW em capacidade instalada no Rio Grande do Norte

O Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade) aprovou sem restrições a aquisição da primeira fase do projeto greenfield Cajuína, no Rio Grande do Norte pela AES Tietê. Originalmente batizado como Santa Tereza, possui 420 MW de capacidade, dentro da totalidade de 1,1 GW do empreendimento. A operação foi anunciada em maio e o despacho foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira, 25 de setembro.

O FIP Salus é um fundo de investimentos integrante do empresário Mario Araripe, controlador de diversos investimentos na indústria de geração de energia elétrica no Brasil, principalmente no setor de geração de energia eólica, entre eles a Casa dos Ventos.

De acordo com o Cade a operação “tampouco suscitaria preocupações concorrenciais, quer pela baixa potencial participação das empresas-objeto no mercado de geração de energia, quer pela baixa participação da AES no mercado de comercialização de energia, abaixo de 30% em ambos os mercados, não implicando, portanto, quaisquer riscos de fechamento de mercado. Além disso, a jurisprudência do CADE corrobora o entendimento de que o mercado de comercialização de energia elétrica é altamente competitivo e não há elevadas barreiras à entrada, o que contribuiria para mitigar quaisquer preocupações da operação nesse mercado”.

Fonte: Canal Energia