Turbinas eólicas alcançam recorde de vendas em 2021

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Segundo os especialistas, 2021 foi o melhor ano da história mundial para a energia eólica

De acordo com o relatório “Global Wind Report 2022”, publicado pelo Conselho Global de Energia Eólica (Global Wind Energy Council – GWEC), em 2021, as vendas de turbinas eólicas alcançaram, em volume, números recordes. Segundo o documento, neste período, 30 fabricantes de turbinas eólicas instalaram 104,7 GW (distribuídos por 29.234 aerogeradores) de nova capacidade de energia eólica. 

Para Feng Zhao, diretor de estratégia e inteligência de mercado do GWEC, a instalação mecânica de mais de 100 GW de capacidade eólica tornou 2021 o melhor ano da história mundial da energia eólica, demonstrando a resiliência da indústria eólica e da cadeia de suprimentos global.

O relatório especificou ainda que a capacidade nominal média de novas turbinas no mercado era superior a 3.500 kW e que o rotor com tamanho superior a 140 metros representou mais de 58% das novas instalações, devido à instalação de projetos de energia eólica offshore ter aumentado durante 2021. Quanto aos aerogeradores de média velocidade, sua instalação aumentou para 9,7% em 2021 (contra 3,6% em 2020). Por fim, 50% do mercado pertencia ao gerador de indução de potência dupla, seguido pelo gerador de acionamento direto permanente, ou o gerador de indução gaiola de cisalhamento e o PMG de velocidade média. 

*Com informações da Review Energy