Transição energética poderá criar mais de 70 milhões de empregos até 2050

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Cenário em que as metas climáticas fossem atingidas resultaria em 67 milhões empregos acumulados somente no setor de renováveis

Ricardo Casarin / Portal Solar
Link para a matéria: https://www.portalsolar.com.br/noticias/mercado/internacional/transicao-energetica-podera-criar-mais-de-70-milhoes-de-empregos-ate-2050

O cumprimento das metas climáticas poderá criar mais de 70 milhões de empregos no setor de energia, elevando o atual número de 67 milhões para 140 milhões em 2050, mostra estudo da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena).

O relatório foi apresentado às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), que será realizada de 30 de novembro a 12 de dezembro em Dubai, Emirados Árabes Unidos.

Conforme o documento, um cenário em que a meta de limitar o aquecimento global em 1.5°C for atingida, dentro dos parâmetros do Acordo de Paris, resultará em 39 milhões de empregos acumulados no setor de energia renovável em 2050. O número atual é de 13,7 milhões.

Em contrapartida, a transição energética reduzirá pela metade os postos de trabalho relacionados a combustíveis fósseis, de 38 milhões para 19 milhões até a metade do século. A Irena destaca que esse cenário exigirá que essa força de trabalho seja treinada e requalificada para atuar em segmentos de baixa emissão.