Search
Close this search box.

Tesla aposta que nova usina de energia virtual será a maior do mundo

A nova usina de energia virtual da Tesla tem potencial de mais de 300 MW, disse o vice-presidente sênior de engenharia da empresa

Pedro Spadoni / Portal Olhar Digital
Link para a matéria: https://olhardigital.com.br/2023/11/07/pro/tesla-aposta-que-nova-usina-de-energia-virtual-sera-a-maior-do-mundo/

A Tesla lançou oficialmente sua usina de energia virtual (VPP, na sigla em inglês) em Porto Rico (EUA). E graças à grande base de usuários do Powerwall – a bateria de energia solar da empresa de Elon Musk – na região, essa usina pode se tornar a maior do mundo.

Pelo menos, essa é a aposta de Drew Baglino, vice-presidente sênior de engenharia da Tesla. E da empresa, de maneira geral.

“Animado por estar trabalhando ao lado de nossos parceiros, Sunova Energy e SunRun, e dos clientes de Powerwall [bateria solar da Tesla] para tornar esta a maior VPP do mundo (potencial de mais de 300 MW) e reduzir rapidamente a frequência e duração dos desligamentos da rede [de energia] em Porto Rico.”

Usinas de energia virtuais da Tesla

Usinas de energia virtuais agregam ativos de energia distribuída, principalmente energia solar de telhado e armazenamento de energia doméstica, para oferecer serviços à rede – entre eles, a redução de picos de demanda.

Empresas como a Tesla retiram energia desses ativos dos clientes para ajudar a rede quando necessário e compensam os clientes em troca. Assim, eles se tornam uma usina de energia virtual. É uma maneira de ajudar a rede e tornar os ativos de energia distribuída mais lucrativos.

A usina de energia virtual da empresa de Musk lançada na Califórnia (EUA) já provou ser bem-sucedida em seu primeiro ano. Recentemente, a Tesla lançou outra, no Texas, que também parece ser bastante lucrativa para os proprietários de baterias da fabricante, segundo o site Electrek.

A VPP lançada em Porto Rico é importante porque o estado precisa urgentemente de uma rede de energia mais estável. Considerando a presença em peso de baterias Powerwall na região, a usina da Tesla pode ajudar nisso.

Tags:

Compartilhe: