Solar é terceira fonte com maior participação na matriz elétrica brasileira

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Geração fotovoltaica atingiu 16.4 GW de capacidade instalada no País ao final do primeiro semestre

Ricardo Casarin | Portal Solar

A energia solar fotovoltaica tornou-se a terceira fonte com maior participação na matriz elétrica brasileira, com 8,1%, mostram dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) contabilizados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). A tecnologia soma 16.41 GW de capacidade instalada no País.

Esse total leva em conta 11.3 GW na geração distribuída (GD), segmento de pequenas e médias instalações de produção própria, e 5.1 GW na geração centralizada, mercado composto por grandes usinas conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Somente no primeiro semestre de 2022, a tecnologia acrescentou mais de 3 GW em capacidade instalada. Com essa potência operacional, a fonte solar fotovoltaica ultrapassou o gás natural (16.3 GW) e fica só atrás da geração hídrica (109 GW) e eólica (21.9 GW) na matriz elétrica brasileira.

Segundo a Absolar, desde 2012, a fonte solar já trouxe ao Brasil mais de R$ 86,2 bilhões em novos investimentos, R$ 22,8 bilhões em arrecadação aos cofres públicos e gerou mais de 479,8 mil empregos acumulados desde 2012. Com isso, também evitou a emissão de 23,6 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.