Projetos sociais e inovações beneficiam comunidades no entorno de parques energéticos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Instituições expõem projetos de desenvolvimento sociais adotados pelas empresas

Durante o painel intitulado “Comunidades e Empreendimentos de Energia”, do VII Fórum Estadual de Energia do Rio Grande do Norte (FEERN), o gerente de O&M da CPFL Renováveis, Rodolfo Lanziani, apresentou o projeto de dessalinização realizado pela empresa. A ideia é promover o acesso à água segura para consumo humano e para a produção, através de um modelo que integra inovação tecnológica, fortalecimento de capacidades e gestão comunitária das águas.

De acordo com Rodolfo Lanziani, a iniciativa prevê a instalação de uma planta de dessanilização de água salobra através do uso de um equipamento híbrido offgrid, com conexão em rede de energia visando promover segurança hídrica em comunidades vulneráveis.

A expectativa é de que o projeto atinja mais de 3 mil pessoas do município de João Câmara, na região do Mato Grande. A instalação do equipamento foi iniciada em agosto de 2022 e tem a previsão de conclusão em até 6 meses.

A gerente dos departamentos fundiário e de comunicação social da Voltalia, Ariana Vitorino Machado, apresentou um resumo dos projetos sociais desenvolvidos pela empresa. Com destaque para os trabalhos realizados de análise das necessidades das comunidades, como o auxílio jurídico na regularização fundiária para a população das comunidades onde a empresa está instalada, além da facilitação do acesso a informações para as comunidades.

O secretário de desenvolvimento econômico e turismo de São Gonçalo do Amarante, Wagner Araújo, apresentou o Plano de desenvolvimento Sustentável do município.

O secretário destacou os projetos Prosiga, que tem como objetivo incentivar a expansão de empreendimentos existentes e atrair novos empreendimentos para o município, com o fim de gerar empregos e ampliar a atividade econômica; e o programa de ações estruturantes de São Gonçalo do Amarante, que buscs ampliar a distribuição de água tratada, a cobertura de esgotamento sanitário e a conscientização ambiental no município.

Já o professor do Instituto de Metrópole Digital (IMD), da UFRN, Frederico Lopes, debateu sobre as experiências e desafios das cidades inteligentes, que são aquelas nas quais os aspectos sociais, empresariais e tecnológicos são suportados por tecnologias da informação e comunicação e são alcançadas quando os serviços públicos e privados oferecidos operam de maneira integrada, acessível e sustentável.

O professor destacou o projeto CAD-RN, um sistema desenvolvido pelo IMD em parceria com a Sesed que entrou em operação em 2020. A iniciativa foi construída com a premissa de fornecer um sistema de segurança para instituições públicas. Atualmente, o projeto atende 14 agências, entre elas Policia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, atingindo cerca de 1.6 milhões de habitantes.