Primeiro parque eólico offshore de grande escala do Japão entra em operação

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Um marco na transição energética do país, que pretende instalar cerca de 45GW de capacidade eólica offshore até 2040

O primeiro parque eólico offshore de grande escala do Japão entrou em operação no último dia 22 de dezembro, sendo um marco importante na transição do país para energias renováveis. O Japão já opera várias turbinas eólicas offshore de demonstração, mas este é o primeiro parque eólico offshore comercial.

O parque eólico de Noshiro, que fica a cerca de 480 km a noroeste de Tóquio, consiste em 20 turbinas eólicas de fundo fixo de 4,2 MW. Nas proximidades, também está em processo de desenvolvimento o parque eólico do Porto de Akita, composto por 13 turbinas eólicas, cada uma classificada para produzir 4,2 MW de energia.

O projeto eólico offshore fornecerá eletricidade para a concessionária de energia elétrica Tohoku Electric Power, que tem um contrato de compra de energia de 20 anos para toda a produção do parque eólico, sendo responsável pelo abastecimento de cerca de 150.000 residências.

No final de maio de 2022, pela primeira vez e juntando-se aos outros seis países membros do G7, o Japão se comprometeu a encerrar o financiamento público a projetos de combustíveis fósseis no exterior.

O país asiático pretende instalar, até 2030, cerca de 10 GW de capacidade eólica offshore e cerca de 45 GW até 2040. Atualmente, 25% da eletricidade do Japão vem de fontes renováveis, o objetivo é aumentar essa porcentagem para 38% até 2030.