Pela primeira vez, fontes eólica e solar superam 25% da eletricidade no Brasil

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

As duas fontes renováveis responderam por 27% de toda a energia elétrica produzida no país em julho, mostra levantamento da consultoria Ember, do Reino Unido.

Clima Info
Link para a matéria: https://climainfo.org.br/2023/08/24/pela-primeira-vez-fontes-eolica-e-solar-superam-25-da-eletricidade-no-brasil/

Pela primeira vez na história, as fontes eólica e solar responderam por mais de um quarto da eletricidade produzida no Brasil. A informação foi divulgada pela consultoria inglesa Ember, em levantamento feito com base em dados públicos do Operador Nacional do Sistema (ONS).

De toda a energia elétrica gerada no país em julho, 27% foram oriundos das duas fontes renováveis. A energia eólica respondeu por 19% da eletricidade produzida, com 10 TWh. Já a fonte solar fotovoltaica produziu 4,1 TWh, correspondendo a 8% da produção elétrica total do país no mês passado, detalha o EnergiaHoje.

“O Brasil está agora entre os 25 países do mundo que atingiram a marca de um quarto de energia eólica e solar em um mês inteiro”, diz Nicolas Fulghum, analista de dados da Ember, em nota.

Segundo a organização, a taxa de crescimento das fontes eólica e solar no Brasil está ainda acima da média global, informa o Metrópoles. “Sua ambição está impulsionando o país rapidamente, com a taxa de crescimento anual de energia eólica e solar de 37% em julho, acima da média global. Houve uma mudança real na transição de energia limpa do Brasil, com o crescimento da energia eólica e solar neste ano duas vezes mais rápido do que em 2022”, diz Fulghum.

No acumulado do ano até julho, as fontes eólica e solar geraram 19% da eletricidade do país, ante 15% em 2022, destaca o Portal Solar. Em termos de comparação, nos sete primeiros meses de 2023 a geração elétrica à base de combustíveis fósseis respondeu por 6,9%, ante 8,9% do total gerado em igual período do ano passado.