Idealizado pela STATEGRID/CPFL Renováveis, com parceria do CERNE, com a intenção de selecionar um local no mundo para implementar projeto de dessalinização de água como vetor de desenvolvimento social. O município de João Câmara/RN foi selecionado para instalação, nas comunidades do Amarelão, Serrote São Bento e Santa Terezinha. Inaugurado em 2022, o equipamento atende três mil pessoas por meio de adutoras construídas pelo projeto, trazendo melhor qualidade de vida para as comunidades da região.
O projeto teve apoio em todas as fases de seu desenvolvimento e implementação do CERNE, indicando o potencial de retorno social do setor eólico para as comunidades em suas áreas de atuação.
O CERNE em parceria com o INCRA/RN, desenvolveu estudo pioneiro na análise de viabilidade para exploração de áreas de assentamentos para geração de energia eólica, solar e recursos naturais, como forma de crescimento regional e melhora na qualidade de vida dos assentados. Tem como objetivo, dar maior segurança à realização das atividades do homem do campo, com a possibilidade de obtenção de recursos oriundos dos projetos de exploração sustentável, garantindo convivência harmoniosa entre os empreendimentos e os assentamentos.
Ação na área de infraestrutura sobre a reestruturação do porto de Natal/Rio Grande do Norte, idealizado para margem direita do Rio Potengi. O projeto se debruça sobre a necessidade de atualização da infraestrutura do porto atendendo necessidades atuais para o escoamento e recepção das demandas do estado do RN, contemplando e atualizando o modal logístico rodoviário e ferroviário do estado, envolvendo a interligação com o novo aeroporto de natal como também a sua região central.
Dividido em 2 fases, o estudo teve a primeira concluída com a finalização do EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental), tendo sido contratado pela CNT e executado por Consórcio de empresas especializadas do setor, indicando viabilidade, envolvendo ainda uma contrapartida ambiental, com o estabelecimento de parque ecológico, garantindo a preservação da área no entorno do Porto. A segunda fase encontra-se em análise para o estudo de viabilidade dos modais rodoviário e ferroviário, com estimativa de execução por um período de 6 meses.
Idealizado pelo CERNE,com a participação das empresas do setor de energia do Rio Grande do Norte e Secretaria de Segurança do Estado. A região do Mato Grande representa a área com maior densidade de aerogeradores do Brasil, envolvendo mais de 12 municípios e com forte aplicação de investimentos pelo setor eólico nos últimos 10 anos.
Se propõe a ampliar a infraestrutura da secretaria de segurança do estado para região com forma de retorno social para esses municípios, melhorando acesso ao serviço de monitoramento, acesso ao SAMU e corpo de bombeiros, além de parte desses municípios representarem destino turístico do RN.
Pode representar ainda um retorno do setor de energia às comunidades que têm em suas áreas projetos de geração de energia eólica, indicando a preocupação social das empresas em suas áreas de atuação.
O CERNE é sustentado regularmente por entidades setoriais e empresariais nacionais e internacionais, diretamente ou por meio de suas subsidiárias regionais. Os membros mantenedores do CERNE incluem tanto empreendedores, que são entidades ou empresas com atuação direta ou indireta nos setores econômicos cobertos pelo CERNE, quanto fornecedores, que prestam serviços e dedicam expertise técnica e especializada aos operadores.
O CERNE colabora com diversas entidades setoriais como parceiro estratégico, oferecendo apoio local essencial nas regiões em que atua. Além disso, realizamos pesquisas, estudos e assessoria técnica para otimizar o aproveitamento sustentável dos recursos naturais e energéticos. Juntos, transformamos desafios em oportunidades para um futuro mais sustentável.