Evento em São Paulo reuniu líderes e especialistas do setor eólico em torno da descarbonização da economia.
O Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) participou do Brazil Wind Power 2025, o maior evento de energia eólica da América Latina, realizado em São Paulo. O encontro reuniu líderes, especialistas e representantes de empresas que impulsionam o desenvolvimento do setor no Brasil e no mundo.
O CEO do CERNE, Darlan Santos, foi um dos palestrantes da Arena Offshore, durante o painel “Do Licenciamento ao Leilão: A Jornada das Eólicas Offshore”, que discutiu o avanço da geração em alto-mar e o papel dessa nova fronteira na transição energética brasileira. O debate contou com a mediação de Matheus Noronha (ABEEólica) e a participação de Eduardo Wagner (IBAMA), Karina Araújo (Ministério de Minas e Energia), Gustavo Ponte (EPE) e Rafael Palhares (Ocean Winds).
Além de contribuir com debates técnicos e institucionais, o CERNE também participou de um dos momentos mais simbólicos do evento: a entrega do Prêmio “Ventos da Transformação”, iniciativa inédita realizada em parceria com a ABEEólica e o Global Wind Energy Council (GWEC).
Em sua primeira edição, o prêmio reconheceu a empresa Voltalia pelo destaque em Justiça Energética e Desenvolvimento Sustentável com o Programa de Compensação Socioambiental de Serra do Mel, voltado ao relacionamento com comunidades vizinhas ao Complexo Híbrido Serra Branca. O projeto se diferencia por promover um modelo pioneiro de repasse igualitário dos benefícios, garantindo que todos os proprietários das comunidades sejam contemplados.
A criação do prêmio reflete o compromisso do CERNE e de seus parceiros em valorizar iniciativas que unem energia, inclusão e sustentabilidade, consolidando o Brasil Equatorial como protagonista global da transição energética.
