MME poderá seguir com processos de renovação das concessões de distribuidoras de energia elétrica no país

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Decisão foi deliberada pelo TCU, nesta quarta-feira, entendendo que diretrizes propostas pelo ministério atendem ao interesse público

MME
Link para a matéria: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/mme-podera-seguir-com-processos-de-renovacao-das-concessoes-de-distribuidoras-de-energia-eletrica-no-pais

O Tribunal de Contas da União (TCU) emitiu decisão, nesta quarta-feira (24/1), que possibilita o Ministério de Minas e Energia (MME) a prosseguir com os processos de renovação das concessões das distribuidoras de energia elétrica no Brasil. O TCU avaliou que a motivação do MME atende ao interesse público, a economicidade, a eficiência e a eficácia.

O processo foi enviado para avaliação ao Tribunal após ser amplamente discutido com a sociedade civil e com os agentes do setor, por meio de consulta pública. No despacho, o órgão reforçou a legitimidade do Poder Executivo em publicar decreto com as diretrizes dos contratos de concessão, que tem como objetivo promover previsibilidade e estabilidade ao setor elétrico.

“Essas diretrizes englobarão cláusulas técnicas e econômicas necessárias a entrega de boa qualidade no serviço de distribuição de energia elétrica para a sociedade brasileira”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

A partir de agora, o MME iniciará discussões com a Casa Civil para estabelecer diretrizes para eventual renovação das concessões. Ao todo, 20 distribuidoras possuem contratos com vencimentos previstos entre 2025 e 2031. Depois de 2031, outras 33 concessionárias terão contratos chegando ao fim.