MME e EPE publicam novo caderno do PDE 2032 sobre transmissão de Energia

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Documento traz projeção dos investimentos previstos para a expansão do sistema de transmissão até o horizonte de 2032

O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicaram o caderno “Estudos do Plano Decenal de Expansão de Energia 2032 Transmissão de Energia”. A nova publicação do PDE 2032 apresenta as principais projeções dos investimentos previstos para a expansão do sistema de transmissão para os próximos dez anos.

O documento considera as diferentes hipóteses de implantação dos empreendimentos tendo em vista as incertezas inerentes ao processo de planejamento. Dentro desse contexto, são contempladas três hipóteses de expansão para o sistema, sendo uma otimista e outra pessimista, ambas com menor probabilidade de ocorrência, e uma hipótese mais ponderada, adotada como referência no PDE 2032.

Além dos resultados referentes à expansão do sistema de transmissão com a apresentação da evolução física da rede e as projeções de investimentos, o novo caderno também apresenta as principais discussões sobre temas relevantes que permeiam o planejamento da expansão da transmissão. Entre eles, estão os referentes à elaboração dos estudos prospectivos da expansão da transmissão com foco na integração de fontes de geração renovável e a evolução das capacidades de intercâmbio entre as regiões geoelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN).

A publicação também levanta questões quanto aos resultados das avaliações prospectivas das margens de escoamento do sistema e as considerações gerais sobre a evolução das Tarifas de Uso do Sistema de Transmissão (TUST) praticadas no país