Minas Gerais inaugura centro de hidrogênio verde com apoio de R$ 25 mi do governo alemão

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Na segunda fase, prevista para 2024, o centro inaugurará uma unidade com capacidade produtiva de 60Nm³/h de hidrogênio verde

Millena Brasil / Agência EPBR
Link para a matéria: https://epbr.com.br/minas-gerais-inaugura-centro-de-hidrogenio-verde-com-apoio-de-r-25-mi-do-governo-alemao/

Parceria entre a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ) e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) inaugurou na quarta (27/9) o centro de hidrogênio verde que irá testar a aplicação da molécula na indústria brasileira.

Com um investimento de cerca de R$ 25 milhões do governo alemão, o Centro de Hidrogênio Verde (CH2V) fica em Itajubá, no estado de Minas Gerais (MG).

Os experimentos para o uso de hidrogênio de baixo carbono pretendem avaliar a viabilidade da aplicação do gás de baixo carbono em processos industriais, junto a empresas siderúrgicas de MG, por exemplo.

O hidrogênio verde é considerado uma alternativa para os setores de difícil descarbonização, como a siderurgia. Globalmente, o setor contribui com cerca de 7% das emissões de CO2 relacionadas à produção e ao uso de energia, segundo a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês).

Na segunda fase, prevista para 2024, o centro inaugurará uma unidade com capacidade produtiva de 60Nm³/h de hidrogênio verde, além de uma estação de abastecimento de veículos que utilizará um dispositivo de eletrolisador de 300 kW, tanques de armazenamento, um ponto de abastecimento e uma célula de combustível.