Mercado de biomassa e resíduos deve movimentar 38 bilhões de dólares até 2026

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Análise vem de relatório divulgado pelo Research And Markets esta semana

Um relatório divulgado pelo Research And Markets trouxe dados importantes sobre o mercado de biomassa no mundo. Embora fontes renováveis como solar e eólica também estejam apresentando bons números, a produção de energia através de biomassa não deve ficar para trás e movimentará mais de 38 bilhões de dólares nos próximos anos, segundo as estimativas.

A análise levou em consideração a visão geral do mercado, bem como o crescimento dos principais players hoje disponíveis para o seu desenvolvimento. A biomassa é a principal fonte de energia renovável e o combustível mais importante em uso, além do petróleo, carvão e gás natural, segundo o relatório.

Estimado em 30,5 bilhões de dólares este ano, o mercado global de biomassa e resíduos para energia deve atingir um tamanho revisado de 38 bilhões de dólares até 2026. Um crescimento de 5,2% durante o período de análise.

“O crescimento do mercado está sendo impulsionado pelo aumento da aceitação de tecnologias de transformação de resíduos em energia, juntamente com mudanças de políticas e crescimento populacional”, reforça o documento.

O uso da biomassa e resíduos para geração de energia também está levando em consideração o rápido crescimento dos mercados asiáticos, bem como o amadurecimento dos regulamentos de gestão de resíduos e estratégias de mitigação climática na Europa. Tudo isso deve impulsionar o mercado global segundo a ResearchAndMarkets.

“Espera-se que o rápido crescimento dos mercados asiáticos e o amadurecimento dos regulamentos de gestão de resíduos e estratégias de mitigação climática na Europa impulsionem o mercado global. O material residual descartado em escala global possui o potencial de atender cerca de 10% da demanda mundial de eletricidade a cada ano” afirma o documento.

O mercado de resíduos em energia deve incorporar métodos de digestão térmica em breve, o que diminui o risco associado a poluentes liberados de aterros sanitários, como parasitas, compostos orgânicos voláteis, dióxido de carbono e gás metano. Em outras palavras, deve usar a recuperação energética para fomentar os projetos. A área, por sua vez, está projetada para crescer mais de 5%, bem como atingir sozinha a faixa de 32 bilhões de dólares até o final da análise.

“Atualmente, esse segmento representa 11,4% do mercado global de biomassa e conversão de resíduos em energia. As áreas metropolitanas densamente povoadas enfrentam enormes desafios para lidar com os resíduos produzidos diariamente, o que por sua vez colocou em foco a incineração de resíduos industriais. Com áreas disponíveis para uso como aterros para resíduos municipais se tornando cada vez mais difíceis de encontrar, o foco está mudando para a recuperação térmica de resíduos. Várias novas fábricas são construídas em áreas metropolitanas em todo o mundo, devido à crescente escassez de terra necessária para aterros sanitários” explica o documento.

China e Estados Unidos devem liderar os números de produção, tanto de biomassa como de resíduos também. Japão e Canadá são bastante promissores, assim como na Europa a Alemanha se destaca entre as potências. As economias emergentes também deve optar cada vez mais pela tecnologia waste energy devido seus benefícios de oferecer uma solução para o crescente volume de resíduos sólidos urbanos e a necessidade de um fornecimento constante de energia renovável.

Fonte: Biomassa BR