MCTI fará estudo sobre potencial eólico de parte da costa brasileira

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Projeto de geração de energia eólica entre os estados do Amapá e do Rio Grande do Norte foi anunciado após reunião entre o ministro Marcos Pontes e o senador Davi Alcolumbre

O MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações vai realizar um estudo técnico que vai medir o potencial eólico da costa brasileira entre os estados do Amapá e o Rio Grande do Norte. O acordo foi anunciado nesta quarta-feira (9) durante reunião entre o ministro do MCTI, astronauta Marcos Pontes, e o senador Davi Alcolumbre (DEM/AP).

O ministro Pontes ressaltou que o Brasil possui um potencial muito grande para a geração de energia eólica. “Agradecemos o senador por confiar na ciência do Brasil e por apostar e investir em energia renovável”, disse.

O estudo, fruto de emenda parlamentar, vai comprovar a viabilidade da implantação de torres eólicas. A ideia é que o projeto forneça dados técnicos para que a iniciativa privada construa um parque eólico de geração de energia elétrica.

“Vamos investir R$ 5 milhões para fazer esse estudo de toda a margem equatorial. O governo federal poderá se apropriar desse estudo e, a partir daí, ter dados técnicos e oficiais para promover o desenvolvimento econômico de toda essa margem do nosso país”, detalhou Davi Alcolumbre.

Ainda de acordo com o senador o estudo será fundamental para a construção de parque de energia eólica que gere energia limpa para o Amapá e o para o Brasil. “Será mais uma fonte de energia para o Brasil. Para a gente promover o crescimento da economia, gerar emprego e saber que teremos energia elétrica no estado que é interligado ao sistema nacional de energia elétrica”, finalizou.

Fonte: MCTI