Search
Close this search box.

Nossos Marcos

Marcos que definem nossa trajetória.

Desde sua criação, o CERNE tem sido um catalisador de avanços significativos no setor de energias renováveis no Brasil. Nossos marcos históricos refletem nosso compromisso contínuo com a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico. Acompanhe nossa jornada desde o primeiro Fórum Nacional Eólico, passando pela criação do CERNE, até nossos mais recentes projetos pioneiros em segurança hídrica e desenvolvimento de hidrogênio verde. Cada etapa representa um passo importante na construção de um futuro energético mais sustentável e próspero para a Margem Equatorial e além.

2009
Primeiro Fórum Nacional Eólico
Início da Transformação

Primeiro evento para debate regulatório, político e econômico orientado diretamente para o setor eólico nacional, gerando como resultado o documento “Carta dos Ventos”, sendo um marco documental que colaborou com a estruturação do modelo utilizado na década seguinte no Brasil para contratação de energia a partir da fonte eólica na forma de leilões de energia.

2010
Fundação do CERNE
Um Novo Centro de Estratégias

Sediado no Rio de Janeiro, como centro integrador para formulação de estratégias setoriais para o mercado de energia e recursos naturais, se colocando como local de debate e formulação de propostas para o desenvolvimento do setor no Brasil.

2011
Estabelecimento da Sede em Natal
Diálogo e Crescimento

Abertura da Sede principal do CERNE em Natal/Rio Grande do Norte, sendo considerado o estado do Brasil com um dos maiores potenciais para o desenvolvimento de projetos eólicos. A abertura e estabelecimento da Sede em Natal, trouxe para o RN, a capacidade de diálogo entre as empresas do setor e os agentes governamentais como suporte à criação de ambiente de investimento saudável, confirmado ao longo dos anos, com o RN se tornando o maior produtor de energia a partir da fonte eólica do país.

2012
Primeiro Fórum Estadual de Energia
Transparência e Investimento

Ação de retorno à sociedade sobre os investimentos do setor realizado no Estado do Rio Grande do Norte, se constituindo importante meio de divulgação dos investimentos realizados, identificação das projeções para os próximos anos, e contribuindo dessa forma no subsídio ao governo do estado em políticas públicas para manutenção de investimentos.

2013
Evento Futuro e Patrimônio
Destravando o Potencial Eólico

O evento trouxe um resultado prático para o setor, com sugestões de alterações das normativas que regulam a fiscalização do órgão, relacionadas a achados arqueológicos. A iniciativa permitiu destravar o andamento da construção de parques eólicos, atendendo a uma importante demanda trazida pelos gestores dos parques situados na região abrangida pelo CERNE.

2014
Programa Rota dos Ventos
Infraestrutura para o Futuro

Indicou a necessidade do desenvolvimento de infraestrutura logística com efeito para região do país com a maior densidade de aerogeradores. O programa apontou a BR-406, que transpassa a região do Mato Grande no Rio Grande do Norte e com efeito prático tanto para o setor eólico, como para os setores de petróleo e gás, refino e petroquímica, agropecuária, turismo, sal, mineração, indústria entre outros setores do estado.

2015
Projeto do Novo Porto de Natal
Modernização e Sustentabilidade Portuária

A iniciativa foi apresentada pela primeira vez após uma chamada nacional lançada pelo Governo Federal para a atualização do programa de logística. Ao perceber que o Rio Grande do Norte não possuía nenhuma proposta neste sentido, o CERNE decidiu apresentar um projeto, propondo além de modernizar a estrutura do porto de Natal, a criação de um parque ecológico para preservação da área do entorno

2016
Fortalecimento Internacional
Novas Parcerias Globais

Uma parceria com o Consulado dos EUA em Recife trouxe para o evento Power Future Symposion realizado pelo CERNE em Fortaleza/ CE, resultando na vinda de especialista em energia da California Energy Commission (CEC), trazendo novidades e informações sobre o futuro da energia no mundo e relatando a experiência nos EUA na implementação das fontes renováveis e do consumo sustentável.

2017
Debate sobre Energia Eólica Offshore
Perspectivas e Potenciais

O primeiro debate qualificado para tratar exclusivamente sobre as perspectivas da energia eólica offshore no Brasil. A mesa foi realizada no evento All About Energy, em Fortaleza/CE. O evento trouxe especialistas para um primeiro debate indicando o potencial de geração e investimentos para margem equatorial do Brasil para geração de energia eólica offshore.

2018
Comissão Mista para Energia Offshore
União de Especialistas

Criação da primeira comissão mista de especialistas, entidades, universidades e empresas privadas, para tratar exclusivamente da inserção da energia eólica offshore no Brasil, com levantamento de experiências regulatórias no mundo, gargalos logísticos, convivência com outras fontes e necessidades estruturais, tendo realizado encontros ao longo dos anos de 2018 a 2020.

2020
Estudo Piloto de Áreas de Assentamento
Sustentabilidade no Campo

Elaboração de estudo piloto e inédito no Brasil sobre o uso de áreas de assentamento para fins de geração de energia como meio de apoio a manutenção do homem no campo,na forma de convivência pacífica e resultado mútuo para os empreendedores como para os assentamentos, dando dessa forma, maior qualidade de vida e produção nessas áreas. O estudo realizado e entregue integra ações de Ambiental, Social e Governança (ESG, sigla em inglês) com a possibilidade de forte impacto na região do semiárido do Brasil, e como forma de retorno a essas comunidades com melhoria nos aspectos econômicos e sociais.

2021
Apoio ao PL 576/20211
Regulamentação da Energia Offshore

Apoio ao lançamento do PL 576/2021 que trata da regulamentação da Produção de Energia em Mar, tratada comumente como regulamentação da energia eólica offshore. Texto fundamental e consequência de um histórico de atuação e debates no setor. O PL foi proposto pelo Senador Jean Paul Prates, encontrando-se em debate final no Congresso Nacional e de interesse por uma gama de investidores nacionais e internacionais para o desenvolvimento desse novo mercado no Brasil.

2022
Projeto de Segurança no Mato Grande
Investimento Social

Projeto piloto para ampliação da infraestrutura da secretaria de segurança do estado do Rio Grande do Norte. Propõe a ampliação da capacidade de ações da secretaria de segurança para área do Mato Grande/RN, totalizando 12 municípios e com forte atrativo para geração de energia eólica e turismo. O projeto atende demanda da sociedade, com financiamento das empresas do setor de energia como retorno social para as comunidades dessa região.

2023
Sistema de Dessalinização
Segurança Hídrica, Impacto Social e Expansão do CERNE

Segurança Hídrica: Projeto na área de segurança hídrica, na forma do maior sistema de dessalinização do país para fins sociais junto a empresa STATE GRID/CPFL Renováveis e atendendo mais de 3000 pessoas na região do município de João Câmara com forte impacto social.

Impacto Social: Início de atividades no âmbito parlamentar no Congresso Nacional, participando dos debates dos projetos de lei em andamento relativos ao setor de energias renováveis e assuntos transversos.

Expansão: Abertura da Sede em Brasília/DF como forma de ampliar a atuação do CERNE em atendimento ao setor de geração renovável e recursos naturais.

2024
Desenvolvimento de H2V no RN
O Futuro do Hidrogênio Verde

Desenvolvimento de H2V no RN em apoio a CPFL Renováveis, para a implantação de unidade piloto no Rio Grande do Norte, tendo o estado se colocado como possível HUB de atuação na cadeia verde de hidrogênio tanto na produção e escoamento para omercado interno e externo.

Patrocinadores que são o nosso combustível.

O CERNE é sustentado regularmente por entidades setoriais e empresariais nacionais e internacionais, diretamente ou por meio de suas subsidiárias regionais. Os membros mantenedores do CERNE incluem tanto empreendedores, que são entidades ou empresas com atuação direta ou indireta nos setores econômicos cobertos pelo CERNE, quanto fornecedores, que prestam serviços e dedicam expertise técnica e especializada aos operadores.

Aliados que somam para
o nosso futuro.

O CERNE colabora com diversas entidades setoriais como parceiro estratégico, oferecendo apoio local essencial nas regiões em que atua. Além disso, realizamos pesquisas, estudos e assessoria técnica para otimizar o aproveitamento sustentável dos recursos naturais e energéticos. Juntos, transformamos desafios em oportunidades para um futuro mais sustentável.