Refinaria de Paulínia processou 21 milhões de litros do novo combustível que leva 5% de matéria-prima de origem vegetal na composição.
Fernando Evans / Portal G1 Campinas e Região
Link para a matéria: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2024/01/14/maior-refinaria-do-brasil-testa-producao-de-diesel-com-conteudo-renovavel-entenda.ghtml
A Refinaria de Paulínia (Replan), a maior da Petrobras, iniciou uma fase de testes de produção do Diesel R5, novo derivado que tem esse nome por levar 5% de conteúdo renovável em sua composição. Nessa primeira etapa, foram produzidos 21 milhões de litros do combustível. O produto, no entanto, ainda não será comercializado.
Segundo a Petrobras, o Diesel R5 é produzido a partir do coprocessamento (processamento conjunto) de derivados de petróleo (parcela mineral), com matérias-primas de origem vegetal, como óleo de soja.
“Trata-se de uma alternativa sustentável no ciclo diesel, pois a redução das emissões associada à parcela renovável é de ao menos 60 %, em comparação com o diesel mineral, podendo ser até maior, a depender da matéria-prima utilizada”, diz a companhia.
A Petrobras informa que o Diesel R5 pode ser misturado ao diesel convencional em diferentes proporções, “sem a necessidade de adaptações nos motores dos veículos, sem exigir alterações ou mudanças na cadeia logística ou no seu armazenamento”.
“É um produto com alta estabilidade e isento de contaminantes, o que garante durabilidade e desempenho dos motores”, defende a empresa.