Indústria eólica mundial foca no desenvolvimento de aerogeradores e componentes

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Painel do Fórum Eólico Nacional debateu ferramentas e tecnologias utilizadas na operação do setor eólico

Os primeiros parques eólicos brasileiros foram instalados nos anos 90. A tecnologia da época trabalhava com altura do eixo do cubo menor que 50 metros e turbinas com potência inferior a 1 MW, foi o que apresentou o Coordenador de engenharia e manutenção do IFRN-CM, Washington dos Santos Silva Júnior, ao realizar um apanhado histórico da tecnologia eólica no Brasil, durante o painel “Operação e Manutenção e as Novas Tecnologias”, no 14º Fórum Nacional Eólico – Carta dos Ventos. .

Washington dos Santos destacou que uma das vertentes da manutenção dos parques eólicos é a da detecção e correção de falhas. Neste âmbito, existem equipamentos de aquisição de dados que permitem monitorizar determinadas variáveis características de cada equipamento.

Ainda de acordo com o Coordenador de engenharia e manutenção do IFRN-CM, o grande foco tecnológico da indústria eólica mundial atualmente é o desenvolvimento de aerogeradores e componentes voltados ao mercado offshore.

Durante o debate, também foram apresentadas as ferramentas e tecnologias utilizadas por empresas que atuam no mercado eólico brasileiro. O Co-fundador e Diretor Comercial da New Wind, Danilo Boudakian, apresentou modelos de mercado para O&M, que domina o mercado brasileiro, mostrando as soluções utilizadas pela empresa New Wind para os desafios na utilização deste sistema.

O Diretor Comercial e Especialista em Sinalização Aeronáutica da Frata Produtos Eletrônicos, Elcio Guedes Vieira, destacou a importância das balizas aeronáuticas como item de segurança nos parques eólicos brasileiros, para evitar acidentes aéreos. “As aeronaves precisam enxergar as balizas a 10 mil pés de altura, pois no caso de pouso de emergência essas balizas vão sinalizar o parque e o piloto vai conseguir fazer o pouso no local adequado”, completou.

O debate contou ainda com a participação de Cleiton Tosetto, Diretor de Service da Vestas; Lianderson Ribeiro, Coordenador de O&M da Voltalia; Marcos Vilela, Sócio e Especialista GIS para Energia e Meio Ambiente da OPT; e Rafael Igor de Souza Rios, Gerente de Service da Simm Soluções.