Indústria de petróleo no caminho da descarbonização

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Petroleiras se preparam para reportes obrigatórios de gases de efeito estufa em 2023, conforme regulação em desenvolvimento na ANP, e investem em iniciativas para redução de emissões

Sabrina Lorenzi / Editora Brasil Energia

O secretário-geral das Nações Unidas pediu aos governos que tributem lucros das empresas de petróleo e redirecionem o dinheiro para quem sofre com a inflação de alimentos e de energia. Ao propor a taxação, no discurso de abertura da COP27, em novembro de 2022, António Guterres sugeriu um acerto de contas entre poluidores e vítimas das mudanças climáticas. A pressão sobre a indústria petrolífera, responsável por cerca de 70% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE), tem aumentado em todo o mundo diante da necessidade de redução de GEE para a sobrevivência do planeta.

No Brasil, autoridades se movimentam para a criação de mecanismos de mitigação e compensação de emissões nas atividades de E&P. Até fevereiro de 2023, a ANP deverá apresentar proposta de regulação deste tema para o segmento de upstream ao CNPE, em conformidade com a Resolução 5 de 2022. As novas regras passarão a valer já no próximo ano.

As normas também têm como objetivo melhorar e dar mais transparência aos processos de reporte e verificação da emissão de GEE pelas petroleiras, atualmente considerados obscuros por especialistas em meio ambiente e mudanças climáticas.

“Para regular o mercado de carbono certamente precisaremos de limites de emissão por cada segmento e as petroleiras privadas precisam reportar emissões no Brasil assim como faz a Petrobras”, afirma o pesquisador do Instituto Climainfo, Shigueo Watanabe, especialista em mudanças climáticas e energia.

A Petrobras mantém equipes dedicadas ao tema de emissões e mudança do clima há quase 20 anos e inventaria todos os ativos sob controle operacional. “Nosso inventário é publicado voluntariamente desde 2002 e verificado por terceira parte anualmente” afirma a companhia por meio da assessoria de imprensa.

As petroleiras privadas ou estrangeiras também publicam emissões globais em seus relatórios, mas várias delas não as destrincham publicamente por país ou localidade. Também há críticas sobre a falta de padronização e de auditoria desses reportes, tanto nas informações das grandes empresas quanto das independentes.

Link para a matéria original: https://editorabrasilenergia.com.br/industria-de-petroleo-no-caminho-da-descarbonizacao/