Fórum Nacional Eólico é aberto com debate sobre regulamentação

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Serão dois dias de evento, com palestras e debates voltados para o setor eólico brasileiro

A partir desta quarta-feira (31/05), em Natal/RN, acontece a 15ª edição do Fórum Nacional Eólico. O evento é considerado o principal encontro político-econômico do setor eólico nacional e reúne autoridades e especialistas para debater os cenários atual e futuro do setor eólico no Brasil.

O evento é promovido pelo Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), em parceria com a empresa brasileira especializada na realização de conferências, cursos e eventos, VIEX.

Na abertura, o Secretário-Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (SEDEC), Sílvio Torquato Fernandes, destacou a contribuição do RN para a transição energética, que, atualmente, representa percentuais de geração superiores a países desenvolvidos.

A mesa de abertura do encontro foi composta pelo Diretor-Presidente do CERNE, Darlan Santos; pela Regulatory Affairs Manager da Voltalia, Carolyne Dias; pelo diretor do Instituto SENAI de Inovação (ISI-ER), Rodrigo Diniz de Mello; pelo Especialista em Regulação da ABEEólica, Riomar Jorge; além do diretor técnico do IDEMA, Werner Farkatt.

O Diretor-Presidente do CERNE, Darlan Santos, celebrou a volta do evento ao formato presencial, após a pandemia da Covid-19. Darlan Santos ressaltou que o Fórum Nacional Eólico é um indutor para o alinhamento do setor, essencial não apenas pela troca de experiências, mas também capaz de propiciar cenários mais favoráveis a novos investidores no Brasil.

Em relação à evolução do mercado eólico brasileiro, Darlan Santos destacou que o mercado avançou muito mais do que poderiam prever os órgãos reguladores, os governos estaduais e o próprio setor. “Nós não imaginávamos, no início das discussões há poucos anos, que chegaríamos em 2023 com mais de 180 GW offshore cadastrados no Ibama. Não imaginávamos que chegaríamos esse ano de 2023 com dois projetos de lei tramitando no governo federal, avançando sobre a discussão tecnológica de como vai ser tratado o hidrogênio verde”, afirmou.

Carolyne Dias, Regulatory Affairs Manager da Voltalia, destacou que do total de 1 GW de capacidade eólica instalado no mundo pela Voltalia, mais de 900 MW estão presentes no Rio Grande do Norte. Carolyne lembrou que o primeiro parque projetado no RN pela empresa, em 2014, possuía apenas 30 MW de capacidade, o que atualmente já representa quase 200 MW.

Carolyne Dias discorreu sobre o atual cenário regulatório brasileiro que, segundo ela, foi fortemente impactado por eventos como a pandemia de Covid-19 e as secas que atingiram o país nos últimos anos. “Nós que trabalhamos na área da regulamentação nunca trabalhamos tanto como nos últimos 3 anos. Vínhamos falando em transição energética desde 2016, com uma mentalidade a longo prazo, mas então tivemos esses ‘choques’”, destacou.

Para a Regulatory Affairs Manager da Voltalia, os próximos cenários a serem analisados envolvem as autorizações, processos e regulamentações para o setor, tanto no onshore como no offshore.

O Diretor do Instituto SENAI de Inovação (ISI-ER), Rodrigo Diniz de Mello, enfatizou que, em apenas 15 anos, o setor eólico cresceu mais de 10 vezes no Brasil. Mello lembrou que o RN foi pioneiro no setor e, atualmente, possui o maior hub de prestação de serviços, com as principais empresas do setor no Estado. “Nós temos o maior centro de pesquisa e inovação no setor de pesquisa aplicada, além de ter desenvolvido o atlas onshore e offshore mais preciso da América Latina”.

Para o diretor do Instituto SENAI de Inovação, o setor eólico trouxe grande contribuição para o desenvolvimento econômico e social do RN. Ele exemplificou citando municípios, como Parazinho e João Câmara, que ao receberem a presença do setor eólico passaram a apresentar crescimento significativo no PIB.

O Especialista em Regulação da ABEEólica, Riomar Jorge, relembrou a linha do tempo da Energia Eólica no país, com o primeiro leilão acontecendo em 2009, o primeiro GW de capacidade instalada em 2011, até os atuais 26 GW em operação, além dos 23 GW habilitados para os próximos anos.

A 15ª edição do Fórum Nacional Eólico – Carta dos Ventos acontece até o próximo dia 01 de junho (quinta-feira), a partir das 9h30, na Arena das Dunas, em Natal.

Mais informações podem ser acessadas pelo site https://www.viex-americas.com/eventos/forum-nacional-eolico/