Fórum Nacional Eólico debate o papel das renováveis na transição energética

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Segundo especialista da Petrobras, até 2027 as adições de capacidade de geração elétrica serão dominadas pelas fontes renováveis

O segundo dia do 15º Fórum Nacional Eólico contou com uma palestra do diretor em transição energética e sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim. Na ocasião, o representante da Petrobras abordou o papel das renováveis na transição energética.

O diretor em transição energética e sustentabilidade da Petrobras afirmou que as adições de capacidade de geração elétrica serão dominadas pelas fontes renováveis até 2027. Segundo Tolmasquim, no futuro a energia elétrica estará presente em todos os itens, gerando uma eletrificação da economia, que se for realizada a partir da energia renovável, implicará na descarbonização.

Em setores em que a eletricidade apresenta dificuldades para se inserir, como os do aço, cimento, plástico e transportes mais pesados, que correspondem a 30% do total de emissões de carbono no setor de energia e indústria, Maurício Tolmasquim enxerga a solução no hidrogênio, seja ele verde ou azul. “O hidrogênio possui um papel fundamental, pois é o último elo que permitirá a descarbonização da economia, pois apesar da eletricidade ser mais eficiente, o hidrogênio é capaz de entrar em locais de difícil acesso”.

No cenário mundial, Tolmasquim percebe que o Brasil está muito bem situado. Enquanto apenas 15% da matriz elétrica mundial é renovável, no Brasil esse valor chega a 45%.

Em relação ao potencial solar no Brasil, a geração tem capacidade de atingir até 28 mil GW de potência, representando 50 vezes toda a capacidade instalada do que existe atualmente. Segundo o especialista da Petrobras, o potencial solar brasileiro supera amplamente a demanda do país.

Já em relação a energia eólica, o país possui um potencial de 800 GW para o onshore, além dos 700 GW de potencial offshore. A geração eólica onshore atualmente domina a adição de capacidade, mas os projetos offshore vem apresentando bastante crescimento.

“Hoje o Brasil é o 6º país no mundo com maior capacidade instalada em eólica. Porém, muito rapidamente o Brasil deve ultrapassar a Espanha e a Índia, passando a ocupar o quarto lugar no mundo”, afirmou.

Ao encerrar sua participação, Maurício Tolmasquim enfatizou a importância de reforços nas linhas de transmissão para a exploração do potencial energético renovável brasileiro. “Se não houver investimento em transmissão não será possível expandir e operar o sistema de energia renovável”, concluiu.