Volume supera em mais de duas vezes a quantidade de profissionais contratados pela geração centralizada
Henrique Hein | Portal Canal Solar
https://canalsolar.com.br/energia-solar-ja-criou-mais-de-800-mil-empregos-no-segmento-de-gd/
As empresas de energia solar que atuam no segmento de micro e minigeração distribuída já foram responsáveis pela criação de mais de 800 mil empregos no Brasil, segundo dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).
Trata-se de um volume que representa mais de 70% do total de 1,1 milhão de contratações realizadas pelo setor de energia solar desde 2012, quando se deu o início da expansão da fonte a partir da criação da Resolução 482.
A quantidade de admissões criadas pela geração própria fotovoltaica também supera em mais de duas vezes o total de contratações realizadas pelo segmento de geração centralizada solar (350 mil profissionais).
Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR, explica que o crescimento da geração distribuída no setor fotovoltaico fortalece não só a sustentabilidade, como alivia o orçamento das famílias e amplia a competitividade dos setores produtivos brasileiros.
“A geração própria instalada em telhados, fachadas e pequenos terrenos, diretamente nos centros urbanos e de consumo, também ajuda a fortalecer e trazer mais resiliência à rede elétrica, ao concentrar a geração de eletricidade próximo dos locais de consumo”, disse ele.
GD solar cresceu 35% em um ano
Além da marca dos mais de 800 mil empregos alcançados, os dados pela ABSOLAR apontam que a GD solar no Brasil superou a marca de 27 GW de potência instalada, um crescimento de 35% em relação aos 20 GW que havia no mesmo período do ano passado.
Atualmente, existem mais de 2,4 milhões de sistemas solares de geração distribuída instalados em todos as regiões do país, com mais de R$ 135 bilhões em novos investimentos e uma arrecadação de R$ 32,7 bilhões aos cofres públicos capitalizados.