Veículos elétricos e energia eólica podem ser parceiros da sustentabilidade. Durante a 12ª edição do Fórum Nacional Eólico – Carta dos Ventos 2020, especialistas, empreendedores e pesquisadores para debater o futuro da chamada “indústria dos ventos” no Brasil. Em formato inédito, totalmente online, o evento aconteceu nesta quinta-feira, (03).
“Precisamos incentivar o debate sobre a mobilidade sustentável e renovável. As nossas matrizes e fontes devem se mesclar para que façamos um uso ideal delas”, afirmou o senador Jean Paul Prates (PT-RN). Ele é relator do PLS 454/2017 que proíbe a venda de carros novos movidos a combustíveis fósseis a partir do ano de 2060. “É muito importante posicionar o Brasil na marcha rumo à eletrificação dos transportes”, disse.
O senador também lembrou que durante sua campanha como candidato à Prefeitura de Natal, no pleito das eleições 2020, uma de suas propostas para a eletromobilidade era reformular o sistema de transporte da capital potiguar, especialmente os ônibus, diminuindo consideravelmente os custos de operação e reduzindo o valor cobrado na tarifa para o usuário. Prates propôs a substituição da frota atual de ônibus por veículos mais modernos, que rodem com energia elétrica, e não com óleo diesel.
O presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), Adalberto Maluf, destacou que o Brasil quintuplicou a sua frota de carros elétricos e híbridos desde 2016, o que demonstra crescente viabilização do setor. Outro fator que contribui positivamente é o custo da energia armazenada, que tem caído consistentemente e deve se equiparar em breve aos preços de combustíveis, tornando os elétricos mais competitivos. “Entre os obstáculos à expansão, por outro lado, estão a autonomia das baterias, os custos de produção e a infraestrutura para suporte”, frisou Maluf.
O gerente da Transwolff, Paulo Lima, apresentou o portifólio de veículos elétricos da empresa. Atualmente, São Paulo tem a maior frota de ônibus 100% elétricos do país. São 15 ônibus que possuem 250 quilômetros de autonomia, o que permite que ele rode o dia inteiro, retornando para a garagem à noite, onde são recarregados.
“A energia que será usada no abastecimento é limpa e virá de geração por meio de fazenda solar. O carregamento noturno torna a operação mais vantajosa, uma vez que o custo da energia elétrica neste período é mais baixo”, explicou o gerente.