Descomissionamento pode chegar a 1000 aerogeradores em 4 anos no Brasil

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Alternativas ao fim da vida útil de um aerogerador são discutidas no Fórum Nacional Eólico

Segundo a norma IEC 61400-1, a vida útil de operação de um aerogerador é no mínimo de 20 anos, podendo variar de acordo com o modelo. Até 2030, mais de 50 parques eólicos estarão operando há mais de 20 anos no Brasil, o que representa mais de 600 aerogeradores e 940 MW de potência.

A Analista de Pesquisa Energética da EPE, Josina Ximenes, apresentou um estudo realizado pela instituição que discute alternativas ao fim da vida útil de um aerogerador. Entre as alternativas apresentadas estão a troca de componentes das turbinas, que recupera ou incrementa a performance original do projeto; a substituição parcial de grandes componentes, mantendo a torre; e a remoção e substituição de toda a turbina, incluindo as torres, otimizando o espaço e aumentando a capacidade e eficiência da geração.

Caso o parque seja desativado, todos os equipamentos referentes a ele devem ser retirados, o que inclui aerogeradores, linhas de transmissão, transformadores, acessos e outros sistemas. O recomendado é que seja elaborado um plano de descomissionamento.

Em relação a destinação dos resíduos, o estudo mostrou que a maioria das partes elétricas e metálicas podem ser recicladas. O maior desafio nesse ponto são as pás, que são compostas por uma mistura de resina termofixa e fibra de vidro e não podem ser derretidas e recicladas. De acordo com Josina Ximenes, já existem estudos em relação à reciclagem das pás.

A Analista de Pesquisa Energética da EPE apresentou ainda experiências internacionais em relação ao descarte sustentável de aerogeradores, além de análises em relação ao prolongamento da vida útil dos parques brasileiros, incluindo como o planejamento energético pode ser afetado.

De acordo com a Diretora de Meio Ambiente da Eolus Consultoria, Lívia Tavares, se considerarmos que cada aerogerador tem capacidade de 1 MW, o Brasil terá, a partir de 2026, em torno de 964 aerogeradores a serem descomissionados quase ao mesmo tempo. Lívia Tavares apresentou resultados de uma pesquisa realizada por ela em relação à destinação sustentável de aerogeradores desativados, incluindo a possibilidade de novos negócios, seguindo a transição da economia circular.