Descarbonização da indústria custará R$ 40 bi até 2050, calcula CNI

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Documento também aponta que o Brasil pode atingir neutralidade climática em 2050 com adoção do mercado de carbono

Agência EPBR
Link para a matéria: https://epbr.com.br/descarbonizacao-da-industria-custara-r-40-bi-ate-2050-calcula-cni/

Estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgado nesta segunda (4/12) estima que a transição do setor industrial brasileiro para uma economia de baixo carbono deve custar cerca de R$ 40 bilhões até 2050.

Segundo a organização, o elevado custo de capital no país, combinado com o gargalos estruturais, encarece os investimentos em novas tecnologias e processos de produção mais limpos.

Publicado durante a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP28), que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos até o dia 12 de dezembro, o relatório traz uma revisão de estudos feitos nos últimos anos no Brasil e resultado de consultas a especialistas de cada segmento industrial.

“Com as condições adequadas, a indústria brasileira pode se tornar um ator significativo na economia global de baixo carbono. Para tanto, são necessárias condições econômicas e políticas claras e estáveis para que possamos atrair investimentos e impulsionar inovação em tecnologias”, afirma o presidente da CNI, Ricardo Alban.