Demanda global por hidrogênio exigirá investimento de US$ 4 trilhões até 2050

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Além da expansão da geração renovável, será necessário desenvolver um comércio internacional para garantir a oferta do combustível

Ricardo Casarin | Portal Solar

A demanda global por hidrogênio exigirá investimento de quase US$ 4 trilhões até 2050, mostra estudo da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena). De acordo com o relatório, a expansão da geração renovável não será o bastante para garantir a oferta do combustível, também sendo necessário o desenvolvimento de um comércio internacional.

O comércio internacional de hidrogênio verde poderá representar uma alternativa de baixo custo para diversificar a importação de energia e melhor a segurança de fornecimento, conforme a escala dos projetos avança e a tecnologia amadurece.

A Irena indica que um quarto da demanda global pelo combustível poderá ser atendida por meio de gasodutos e navios. Os demais três quartos seriam produzidos e utilizados de forma doméstica em 2050, com a redução dos custos das renováveis e o potencial de hidrogênio excedendo a demanda mundial de energia em 20 vezes.

Combustível verde

O hidrogênio é considerado um insumo essencial para a descarbonização, por ser um combustível de alto potencial energético e livre de emissões de gases do efeito estufa. O hidrogênio verde é aquele produzido utilizando uma fonte renovável na eletrólise da água, processo que o separa do oxigênio naquela molécula.

A Irena estima que o hidrogênio poderá responder por 12% da demanda global de energia e cortar 10% das emissões de CO2 até 2050.