CERNE participa de lançamento de cartilha que ajuda gestores públicos a viabilizar usinas solares

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Os gestores municipais do Rio Grande do Norte agora podem contar com uma cartilha para auxiliá-los a dar início a novos projetos de geração de energia solar nas cidades. Nesta sexta-feira (28), o Diretor-Presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia, Darlan Santos, participou do lançamento cartilha sobre a instalação de Usinas Solares Municipais. A iniciativa busca trazer maior eficiência energética e buscar parcerias, com linhas de crédito e projetos, para promover o desenvolvimento sustentável tão necessário em nossa sociedade.

O lançamento contou com especialistas na área e representantes de entidades como o CERNE, Neoenergia, Senai, Idema, Uern, IFRN, ABGD e ABSOLAR, além de algumas instituições bancárias que promovem incentivos para a energia renovável.

Para Darlan Santos, o informativo é uma importante ferramenta para democratização da informação. “É importante para que todos – gestores, poder público e empresas – trabalhem juntos para atrair projetos solares. Todos os municípios têm potencial, tem sol suficiente para viabilizar projetos promissores e, a partir deles, trazer benefícios para a população local”, comentou.

O objetivo é aproximar os gestores das prefeituras às instituições que possibilitam investimento e a orientação em projetos para instalação das próprias usinas solares nos municípios.

A cartilha, elaborada pelo mandato do Senador Jean (PT-RN), traz um passo a passo para os gestores municipais sobre como definir ações e estratégias que melhorem a eficiência energética nos prédios públicos e na cidade.

“Nossa cartilha traz de forma didática e simplificada, um passo a passo para os gestores municipais sobre como definir ações e estratégias que melhorem a eficiência energética nos prédios públicos e na cidade”, disse Senador Jean, que é especialista e foi Secretário de Energia do Estado.

Além desse informativo, o material também incentiva e ensina a como elaborar projetos para que as Prefeituras possam instalar suas próprias Usinas Solares Municipais, ampliando a capacidade energética de maneira sustentável.