CERNE integra grupo de trabalho para Polo de Referência em Energias Renováveis

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), instalou nesta sexta-feira (23) o Grupo de Trabalho para o Polo em Referência em Produção de Energia Limpa e Renovável do Rio Grande do Norte, no âmbito da Câmara Setorial de Energia. O Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) é uma das instituições membro do GT, criado através de portaria, publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 17.

O grupo de trabalho terá como objetivo a elaboração de estratégias para alavancar a implantação de projetos em energia renováveis, promovendo a inovação e atraindo investimentos para o Rio Grande do Norte.

Entre as principais metas do grupo, está o  desenvolvimento da indústria eólica offshore no litoral do RN, incluindo “planos e estratégias para a construção de um porto multipropósito no litoral do RN que contemple, dentre outras atividades, as instalações para implantação e operação de usinas eólicas offshore”, como consta do documento. A portaria prevê que o plano seja apresentado em até 120 dias a partir da data de sua publicação.

A iniciativa irá tratar de temas em evidência no setor, como a geração eólica e solar, além de viabilizar novas alternativas para a geração de energia através de matrizes limpas, como é o caso do hidrogênio verde e do gás natural comprimido.

O Polo em Referência em Produção de Energia Limpa e Renovável é presidido pelo titular da Sedec com representação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Secretaria de Infraestrutura, Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) e Instituto Senai de Inovação (ISI).

Veja outros de nossos Posts!