A instituição possui mais de 10 anos de experiência no setor, com forte atuação no Rio Grande do Norte
Portal Cidade Verde
Coluna: Energia Ativa com Marcos Lira
Link para a matéria: https://cidadeverde.com/energiaativa/126053/cerne-chega-ao-piaui-como-aliado-para-a-transicao-energetica-no-estado?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar
O Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) é uma associação privada e sem fins lucrativos, que vem atuando nacionalmente há mais de dez anos, pautando o setor energético nacional. Em março, a instituição deu início às atividades no Piauí, com uma sede em Teresina.
Para o presidente do CERNE, Darlan Santos, o convite e a confirmação da presença do think tank no Piauí, vem num momento crucial ao estado, dado seu atual posicionamento nacional em relação a geração de energia renovável solar, eólica e mais recentemente, a orientação de projetos para produção de hidrogênio verde, esse último com forte apelo econômico mundial e que se alinha as expectativas futuras de várias empresas de geração renovável no Brasil.
A instituição deu início aos trabalhos em solo piauiense com a realização de um evento, em Teresina, com o objetivo de debater a transição energética no Brasil e a presença do hidrogênio verde, no contexto de desenvolvimento do Estado.
Em sua atuação no Piauí, o CERNE também já está indicando propostas de trabalho em contribuição à construção de um ambiente de investimentos favoráveis, como a criação da Câmara Temática Setorial de Energias Renováveis e a retomada do projeto de elaboração do Atlas Eólico e Solar.
“Nós, do CERNE, esperamos que, em conjunto e apoio com o Governo do Estado, o INVESTE PIAUÍ, a FIEPI, a UFPI, o IFPI, entre outras instituições, possamos criar uma agenda propositiva para o setor energético do Estado”, destaca Darlan Santos.
SOBRE O CERNE
O Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) se identifica como um think tank, já que tem como base de atuação, o pensamento e tratativas ao setor energético e recursos naturais, com ênfase na agenda renovável. Juridicamente é uma associação privada e sem fins lucrativos, que vem atuando nacionalmente a mais dez anos pautando o setor energético nacional, seja em discussões de projetos de lei em tramitação, na elaboração de projetos setoriais, em consultorias específicas ou no apoio institucional a agentes de governos em nível federal, estadual e municipal.
Com sede em Natal, no Rio Grande do Norte, historicamente fez parte do crescimento do setor renovável no RN, com forte apoio institucional para o governo do estado no início da implantação de projetos. Atualmente, o Rio Grande do Norte detém aproximadamente 30% da produção eólica do Brasil. Soma-se a ações que contribuíram a esse marco, a execução do Fórum Nacional Eólico e o SolarInvest, eventos que discutem os avanços políticos e econômicos do setor no Brasil.